Casa Suindara: formação, experimentação e construção no habitat rural

Autores

  • Anaïs Guéguen Perrin HABIS/IAU/USP, São Carlos/SP e Cultures Constructives/AE&CC/ENSAG, Grenoble/FR
  • Thiago Lopes Ferreira HABIS/IAU/USP, São Carlos/SP e Cultures Constructives/AE&CC/ENSAG, Grenoble/FR

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.09

Palavras-chave:

Canteiro-escola, Habitação popular, Assentamentos rurais, Tecnologias sociais

Resumo

A Casa Suindara é o resultado de uma experiência de extensão universitária e popular, realizada nas dimensões do curso Canteiro-Escola, onde a partir da produção de uma habitação familiar dentro de um assentamento rural de reforma agrária, práticas coletivas, dialógicas e sustentáveis de concepção e realização do projeto arquitetônico foram experimentadas e analisadas. Os processos de aprendizagem e construção de conhecimentos ocorreram complementar e simultaneamente às práticas construtivas e ao desenvolvimento de tecnologias sociais, mediante ao uso de materiais locais, naturais e de recuperação. Nesta perspectiva, a articulação entre o mundo acadêmico e a realidade social do assentamento rural proporcionou a aproximação e a interação entre os conhecimentos científicos, técnicos e populares. A família moradora, para além da participação no processo, revelou-se protagonista na ação e agente formadora dos participantes no canteiro de obras. Este trabalho apresenta brevemente o processo de realização do canteiro-escola, analisando sua experiência a partir das dimensões formadora e produtiva, onde os processosde aprendizagem se desenvolvem na forma de trabalho social, que por sua vez, se fundamenta enquanto princípio educativo.

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Publicado

23-02-2017

Como Citar

Perrin, A. G., & Ferreira, T. L. (2017). Casa Suindara: formação, experimentação e construção no habitat rural. Paranoá, 9(17). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.09

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