Casa Suindara: formação, experimentação e construção no habitat rural
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.09Palavras-chave:
Canteiro-escola, Habitação popular, Assentamentos rurais, Tecnologias sociaisResumo
A Casa Suindara é o resultado de uma experiência de extensão universitária e popular, realizada nas dimensões do curso Canteiro-Escola, onde a partir da produção de uma habitação familiar dentro de um assentamento rural de reforma agrária, práticas coletivas, dialógicas e sustentáveis de concepção e realização do projeto arquitetônico foram experimentadas e analisadas. Os processos de aprendizagem e construção de conhecimentos ocorreram complementar e simultaneamente à s práticas construtivas e ao desenvolvimento de tecnologias sociais, mediante ao uso de materiais locais, naturais e de recuperação. Nesta perspectiva, a articulação entre o mundo acadêmico e a realidade social do assentamento rural proporcionou a aproximação e a interação entre os conhecimentos científicos, técnicos e populares. A família moradora, para além da participação no processo, revelou-se protagonista na ação e agente formadora dos participantes no canteiro de obras. Este trabalho apresenta brevemente o processo de realização do canteiro-escola, analisando sua experiência a partir das dimensões formadora e produtiva, onde os processosde aprendizagem se desenvolvem na forma de trabalho social, que por sua vez, se fundamenta enquanto princípio educativo.
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