O Protagonismo da Estrutura na Arquitetura do Edifício Vilanova Artigas - FAU-USP
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.05Mots-clés :
arquitetura, análise estrutural, concreto armado, Vilanova ArtigasRésumé
O projeto do edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU / USP) é de autoria do arquiteto Vilanovas Artigas, e recebe também seu nome. O projeto se destaca pela racionalidade construtiva, pela riqueza espacial e pelo aspecto didático com o qual os elementos construtivos são mostrados aos usuários do edifício, predominantemente estudantes de arquitetura. O projeto de 1961, foi executado entre 1966 a 1969. O concreto é usado em quase todo o edifício, fundações, vigas e pilares, e também no telhado e nas paredes. Destacam-se pilares externos que, posicionados fora da modulação estrutural, têm forma escultural, distinguindo-se dos demais pilares internos. Externamente, o edifício se apresenta como um volume retangular, suspenso no chão, sustentado pelos pilares esculturais, marcando as características do Brutalismo Paulista. Em contraste com a sobriedade e singularidade da forma externa, a espacialidade interna é muito dinâmica, resultado do jogo grandes balanços das lajes no vazio central, da alternância de aberturas e fechamentos e da generosidade dos espaços de circulação. Essa relação entre a arquitetura moderna e a concepção estrutural é explorada nesses estudos. O objetivo do presente trabalho é compreender os esforços a que a estrutura está sujeita por meio de ferramentas computacionais, como o software SAP 2000, verificar as justificativas construtivas, estéticas e didáticas da solução estrutural e destacar o protagonismo do sistema estrutural no resultado arquitetural.
Téléchargements
Références
CONTIER, F. de A. “O edifício da FAU-USP e os materiais do Brutalismo”. São Paulo: Atas do X Seminário DoCoMoMo, Curitiba, 2013.
GIANNECCHINI, A. C. “Técnica e estética no concreto armado. Um estudo sobre os edifícios do MASP e da FAUUSP”. Dissertação de Mestrado. 305 p. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. São Paulo, 2009.
INOJOSA, Leonardo da Silveira Pirillo. “O Protagonismo da Estrutura na Concepção da Arquitetura Moderna Brasileira”. Tese submetida ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília para a obtenção do Grau de Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Prof. Dr. Márcio Augusto Roma Buzar
PASQUA, J. F. S. “O Papel da Estrutura na Definição da Arquitetura - Estudo de Caso do Prédio da FAU/USP”. Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista. Curso de pós-graduação lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística. Programa de Pesquisa e Pós-graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília. Orientador: Prof. Dr. Márcio Augusto Roma Buzar. Brasília, 2017.
REBELLO, Y. C. P. “A Concepção Estrutural e a Arquitetura”. Zigurate, São Paulo, 2000.
ZEIN, Ruth Verde. “A Arquitetura da Escola Paulista Brutalista 1953 ”“ 1973.” Tese de Doutorado apresentada como requisito para a obtenção do título de Doutora em Arquitetura. Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura ”“ PROPAR. Setembro de 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).