A fixação da Igreja no território cearense durante o século XVIII: algumas notas

Autores

  • Clovis Ramiro Jucá Neto
  • Margarida Júlia Farias de Salle Andrade
  • Alana Figueirêdo Pontes

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12044

Palavras-chave:

Capitania do Ceará, Igreja, Estado português, Agentes econômicos

Resumo

O Ceará foi tardiamente colonizado. Durante oséculo XVIII, os boiadeiros e suas boiadas cruzaram o território cearense. A fixação dos boiadeiros”“ os sesmeiros do sertão ”“, aliada à da Igreja, domesticando a população indígena que resistia à expansão do criatório, e à participação do Estado português, com a fundação das vilas cearenses, significou a possibilidade de capitalização em torno da atividade comercial da pecuária. A fazenda de gado espalhada no sertão foi sede da ocupação. Ao lado de uma ou de outra fazenda, terras foram doadas aos santos pelos próprios conquistadores para a realização dos atos religiosos, onde foram erguidas algumas das primeiras capelas do território, outras foram edificadas nos primeiros aldeamentos. No correrdo século, enquanto construíam edifícios religiosos em local previamente determinado pelo Bispo de Pernambuco, o Estado Português cuidava de demarcar as áreas de freguesias. Possivelmente em decorrência da baixa rentabilidade da pecuária, uma única freguesia colada fora fundada no Ceará durante o século XVIII, confirmando que o território despertou pouco interesse para Coroa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Ramiro Jucá Neto

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia com sanduíche na Universidadedo Porto. Professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Área de Arquitetura eUrbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintestemas: história da urbanização e do urbanismo do Ceará no século XVIII e XIX, arquitetura urbana e ruraldo Ceará século XVIII e XIX e arquitetura moderna de Fortaleza. Autor do livro Primórdios da Urbanizaçãono Ceará.

Margarida Júlia Farias de Salle Andrade

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professora associada da UniversidadeFederal do Ceará. Área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo,atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura cearense, vilas operarias, banco de dados ehabitações - Fortaleza.

Alana Figueirêdo Pontes

Graduanda de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará(UFC). Bolsista PIBIC anos2013/2014 da UFC.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Como Citar

Jucá Neto, C. R., Andrade, M. J. F. de S., & Pontes, A. F. (2014). A fixação da Igreja no território cearense durante o século XVIII: algumas notas. Paranoá, 7(13), 27–36. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12044

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.