Manipulação da Arte

Autores/as

  • Flávio René Kothe Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.01

Palabras clave:

Estética, Mímese, Poder, Manipulação

Resumen

Para definir e classificar as artes, há quatro vetores tradicionais na Estética: 1) o caráter mimético; 2) a restrição dos sentidos de captação das obras; 3) espaço e tempo; 4) a liberdade na criação artística. Esses vetores podem estar escondendo outro, de que pouco se fala: como a arte é usada para legitimar e auratizar o poder, especialmente daquele que não se legitima por si, que precisa dela para subsistir. O poder prestigia a arte que o prestigia, ele dá poder a quem e ao que lhe dá mais poder.

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Biografía del autor/a

Flávio René Kothe, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília

Professor Doutor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo ”“ USP. É livre-docente pela PUCCAMP. Fez Pós-Doutorado nas universidades de Yale, Heidelberg, Berlim, Konstanz, Bonn, Frankfurt.

Publicado

2016-08-23

Cómo citar

Kothe, F. R. (2016). Manipulação da Arte. Paranoá, 9(16). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.01

Número

Sección

Teoría, História e Crítica

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