Esfera na esfera: O labirinto em O Aleph de Jorge Luis Borges e Poema Sujo de Ferreira Gullar e a potência do menor nas cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.07

Palavras-chave:

cidade, literatura, esfera, labirinto

Resumo

Este ensaio aborda a questão da imanência e materialidade de cidades imaginadas na literatura de dois autores sulamericanos, Jorge Luis Borges e Ferreira Gullar, tendo a imagem do labirinto em ambos autores como uma força inicial para o pensamento; Aborda-se aqui a relação entre as cidades e a instabilização criativa que nasce dos corpos que as habitam e são por ela habitados, busca compreender um pouco da potência infinita nessa crise e indefinição entre a extensão das cidades-arquiteturas-sonhos e o espaço de corpos menores em que cabem suas manifestações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Maciel, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Mestrando (2021-Atual) em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia(PPGAU-UFBA). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi bolsista de Iniciação Científica FAPEMA na pesquisa ?Diálogos Infinitos na Cidade: São Luís em tela-tempo, memória e sociedade'(2017-2018) com o trabalho 'Diálogos da memória urbana e registros audiovisuais da cidade de São Luís'. Atualmente pesquisa os labirintos na literatura do escritor Jorge Luis Borges à procura de atravessamentos com o corpo, com o pensamento crítico urbano e com as cidades. Tem interesse em Literatura, Urbanismo Unitário, Cinema, Filosofia, Música e Arte Sequencial. Integra o Laboratório Urbano, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia(PPGAU-UFBA), e é colaborador do leU, Laboratório de estudos Urbanos, vinculado ao Programa de Pós-graduação Em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB-UFRJ).

Referências

BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior que o mundo [Antologia]. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

BORGES, Jorge L. “A Esfera de Pascal”. Em Outras Inquisições. Trad.: Sérgio Molina. São Paulo: Editora Globo, 2000.

BORGES, Jorge L. “A Cabala”. Em: Borges Oral & Sete Noites. Trad.: Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

BORGES, Jorge L. Elogio da Sombra. Trad.: Carlos Nejar e Alfredo Jacques. São Paulo: Editora Globo, 2000.

BORGES, Jorge L. Ensaio autobiográfico. Trad.: Jorge Schwartz e Maria Carolina de Araújo. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

BORGES, Jorge L. O Aleph. Trad.: Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das letras, 2008.

BORGES, Jorge L. O Fazedor. Trad.: Josely Vianna Baptista. São Paulo: Editora Globo, 2000.

BORGES, Jorge L. O Outro, O Mesmo. Trad.: Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

BORGES, Jorge L. Os tradutores d’as Mil e Uma Noites. Em: História da Eternidade. Trad.: Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

BORGES, Jorge L. Magias Parciais do Quixote. Em: Outras Inquisições. Trad.: Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

BORGES, Jorge L. Poesía Completa. Barcelona: Mondadori, 2011.

FERNANDES, Fabiano S. Bibliografia Jorge Luis Borges, 1910-2003: relação cronológica dos textos e livros. Em: Revista Fragmentos n. 28/29. Florianópolis: Ed. UFSC, jan/dez de 2005. pp.225-431.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad.: Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GULLAR, J. R. Ferreira. Poema Sujo. São Paulo: Companhia das letras, 2016.

JAROUCHE, Mamede M. O Epílogo: A noite perdida de Jorge Luis Borges. Em: Livro das mil e uma noites, volume iv: ramo egípcio + Aladim & Ali Babá / Anônimo. Trad.: Mamede Mustafa Jarouche. São Paulo: Globo, 2012.

PASCAL, Blaise. Pensamentos (Coleção Os Pensadores). Trad.: Sérgio Milliet. 4ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 51.

PEREIRA, Margareth S. Quadrados brancos: Le Corbusier e Lucio Costa. Em: Lucio Costa: um modo de ser moderno. São Paulo, Cosac & Naif, 2004. p.220-245

WILLIAMSON, Edwin. Borges: Uma vida. Trad.: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Maciel, L. (2022). Esfera na esfera: O labirinto em O Aleph de Jorge Luis Borges e Poema Sujo de Ferreira Gullar e a potência do menor nas cidades. Paranoá, 1(33), 1–14. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.07

Edição

Seção

Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço