O poder do púlpito

Autores

  • Reinaldo Guedes Machado Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.10

Palavras-chave:

Púlpito, Arte brasileira, Arte portuguesa, Mobiliário eclesiástico

Resumo

Em Portugal e no Brasil, o púlpito foi o lugar destinado à divulgação da doutrina religiosa, mas também serviu para a elaboração e expressão da mentalidade coletiva; pois que tanto o equipamento físico quanto o discurso verbal da igreja serviram de meios de transmissão do gosto, de valores plásticos, de representações simbólicas e, em diversos momentos, à defesa de determinadas posições políticas.Púlpito propriamente dito, a peça da mobília eclesiástica, de onde esses discursos foram proclamados, exibe as tendências estéticas de cada época e, sobretudo, serve de suporte a uma rica linguagem simbólica que afirma a dignidade do pregador que o utiliza assim como a sua fidelidade à tradição doutrinária da Igreja e à monarquia.

 

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Biografia do Autor

Reinaldo Guedes Machado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília

Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo ”“ USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

23-08-2016

Como Citar

Machado, R. G. (2016). O poder do púlpito. Paranoá, 9(16). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.10

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

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