Tunga e a Escola de Arquitetura de Valparaíso nos anos 1960-70
Ato Poético como prática
DOI:
https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e57252Palavras-chave:
Tunga, Escola de Arquitetura de Valparaíso, Ato Poético, Instauração, Cidade AbertaResumo
Tunga (1952–2016), nome de Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, é uma figura marcante na arte contemporânea. Mesmo amplamente reconhecido, aspectos biográficos, como suas experiências em Arquitetura nas décadas de 1960 e 1970, permanecem ainda pouco explorados. Sendo assim, este trabalho busca compreender as vivências iniciais do artista, em especial aquelas que envolvem o seu contato com a Escola de Arquitetura de Valparaíso e os “Atos Poéticos”, evidenciando como – para Tunga e para a escola – poesia, arquitetura e artes visuais convergem em práticas poéticas. Práticas que se materializam em palavras, em instalações e em diversos atos, sobretudo coletivos que irrompem a vida através da poesia. A investigação, desse modo, oferece uma nova perspectiva para a compreensão da obra de Tunga, ressaltando como experiências pedagógicas transnacionais entre Brasil e Chile, tidas naquele momento e através de interlocuções mantidas, enriqueceram sua prática poética. A pesquisa, por sua vez, fundamenta-se em um referencial teórico-metodológico que privilegia dimensões biográficas e de arquivo, destacando a “biografia intelectual” de François Dosse e o conceito de “biografema” de Roland Barthes. O corpus da pesquisa é composto por um diversificado conjunto de fontes provenientes tanto do arquivo do Instituto Tunga quanto do arquivo da Escola de Arquitetura e Design da PUCV.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
CATUNDA, Márcio. Na trilha dos eleitos: Gerardo Mello Mourão, Poeta Oracular/ José Alcides Pinto, Demônio Iluminado. v. 1. São Paulo: Espaço e Tempo, 1999.
CYPRIANO, Fábio. Tunga. TAM nas Nuvens, Rio de Janeiro, set. 2012, p. 80-91.
DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. Tradução: Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Edusp, 2009.
FERREIRA, Ignacio. Alumínio, chumbo e seda: Tunga e suas tranças “fantasmáticas”. O Globo, 18 ago. 1984.
LAMPERT, Catherine. Tunga. São Paulo: Cosac Naify, 2020.
MACHADO, Gabriela Pires. Horizontes experimentais da arquitetura: práticas espaciais contra hegemônicas em arquivos latino-americanos 1960-1990. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/1843/42102. Acesso em: 15 set. 2025.
MARCELINO, Lorena Marcelino. Exposição Eu, Você e a Lua, de Tunga, é marcada por paradoxos da vida. Estado de Minas, Belo Horizonte, 12 jan. 2024. Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/lorena-marcelino/2024/01/6785410-exposicao-eu-voce-e-a-lua-de-tunga-e-marcada-por-paradoxos-da-vida.html. Acesso em: 15 set. 2025.
MARTINS, Alexandre. A arte metafísica de Tunga. O Globo, Rio de Janeiro, 11 out. 1987.
MEURER, Clara Machado; SANDEVILLE JÚNIOR, Euler. Ciudad Abierta: uma paisagem vivenciada. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPARQ, 5., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: ANPARQ, 2018.
MEURER, Clara Machado. Paisagem e poética: um estudo sobre criação e ensino de arquitetura a partir da experiência da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.16.2021.tde-30042021-163114. Acesso em: 15 set. 2025.
MORESCHI, Bruno. Dentes descabelados: enigmas e entrechoques nas obras de Tunga. Piauí, São Paulo, n. 49, outubro de 2010. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/dentes-descabelados/. Acesso em: 15 set. 2025.
MELLO MOURÃO, Gerardo. Los ojos del gato & el retoque inacabado: memorial de Edison Simons. Valparaíso: e[ad] Ediciones; Taller de Investigaciones Gráficas Escuela de Arquitectura Y Diseño PUCV, 2013.
MUARREK, Ubiratan; ZANETTE, Emerson. Fashion show. Jornal da Tarde, São Paulo, jul. 1997.
O GLOBO, Rio de Janeiro, 2 de julho de 1974.
O GLOBO, Matutina, Segundo Caderno, página 4, 28 de agosto de 2010.
PHALENE, um ato poético. Correio da Manhã, Edição 23849, Rio de Janeiro, 1971.
PONTES, Maria do Carmo. Art Review, 27 jun. 2013. Disponível em: https://artreview.com/september-2012-tunga/. Acesso em: 15 set. 2025.
ROLNIK, Suely. Instauração de mundos. In: Tunga 1977/97. Bard College, Annandale on Hudson, New York, 1998.
SANTOS, João Vergara dos. Sobre a formação e o acesso a acervos de arte contemporânea: o caso do Ateliê Carlos Vergara. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/2616. Acesso em: 15 set. 2025.
SPINELLI, João. Tunga fez da arte um experimento de liberdade. Jornal da USP, São Paulo, 2016.
SZTULMAN, Paul. Tunga. In: Documenta 10. Kassel: Documenta, 1997.
TEIXEIRA, Carlos M. Cooperativa Ciudad Abierta, Chile. Arquitextos, São Paulo, n. 034.01, Portal Vitruvius, mar. 2003. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.034/698. Acesso em: 18 set. 2025.
TUNGA. In: ARTE negra serve de pesquisa para os mini-pintores. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, jan. 1968.
TUNGA. In: SIMÕES, Alessandra. Tunga o artista que veio de Vênus. Bien'Art, São Paulo, janeiro de 2006.
TUNGA. In: CADERNOS EAV. Cadernos Eav 2009 - Encontros com Artistas. Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), 2009.
TUNGA, entrevista em "O Espaço é do Artista", com Ruth Chindler. Parte 1. 2014a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1zhN5avjgRo&t=1424s. Acesso em: 18 set. 2025.
TUNGA, entrevista em "O Espaço é do Artista", com Ruth Chindler. Parte 2. 2014b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jktnJWanPnU. Acesso em: 18 set. 2025.
TUNGA, entrevista ao Ideógrafo. Parte 1. 2014c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zW1E5EE3o1c. Acesso em: 18 set. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paranoá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









