Sagrada linha horizontal
a Capela Nossa Senhora da Conceição de Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli
DOI :
https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e56845Mots-clés :
Paulo Mendes da Rocha, Intervenção em pré-existência, Arquitetura de capelaRésumé
Este artigo aborda o projeto de Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli para a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 2006, na propriedade de cerâmicas de Francisco Brennand, em Recife, no Nordeste do Brasil. A horizontalidade, figura retórica convocada frequentemente por Mendes da Rocha, media, neste projeto, a relação da intervenção com a pré-existência, ao mesmo tempo em que se oferece como motivo poético do novo conjunto. A capela serve como pretexto para refletir sobre outras intervenções realizadas pelo arquiteto. Como suporte, este artigo recorre a autores-arquitetos como Carlos Lemos e Alexandre Alves Costa, que localizam a discussão no campo do projeto e teóricos que complementam a construção critica proposta, como Sophia Silva Telles, Cesare Brandi e Gustavo Giovannoni. O estudo analisa as operações de projeto, com atenção especial à relação entre intervenção e edifício existente, sugerindo que as hierarquias históricas são transcendidas pela compreensão de que a coerência no novo conjunto é o objetivo final a ser alcançado.
Téléchargements
Références
ABRAMO, Radha. Capela São Pedro Apóstolo. São Paulo: Grupo Técnico de Preservação e Controle do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, Governo de São Paulo; Editora Três, [s.d.].
ARCOVERDE, Rafaela Paes de Andrade; DINIZ MOREIRA, Fernando. Luz e dimensão sagrada: a Capela Brennand de Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli no Recife. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 13., 2019, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA; Docomomo Brasil, 2019. Disponível em: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2020/04/110808.pdf. Acesso em: 20 ago. 2025.
BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Cotia: Ateliê, 2004.
COSTA, Alexandre Alves. Lembrando Lúcio Costa. Unidade, Porto, n. 6, p. 73-76, set. 1998.
GIOVANNONI, Gustavo. O “desbastamento” de construções nos velhos centros: o Bairro do Renascimento em Roma. In: GIOVANNONI, Gustavo. Textos escolhidos. Cotia: Ateliê Editorial, 2013. p. 137-178.
GRUNOW, Evelise. Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli: Capela, Recife. Projeto Design, São Paulo, n. 316, jul. 2007. Disponível em: https://revistaprojeto.com.br/acervo/paulo-mendes-da-rocha-e-eduardo-colonelli-capela-recife-31-07-2007. Acesso em: 7 ago. 2025.
ICOMOS – INTERNATIONAL COUNCIL OF MONUMENTS AND SITES. Carta de Veneza: Carta Internacional sobre a Conservação e o Restauro de Monumentos e Sítios. Veneza: II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, 1964. Disponível em: https://publ.icomos.org/publicomos/jlbSai?html=Bur&base=technica&ref=43644&file=2293.pdf&path=Venice_Charter_PT.pdf. Acesso em: 20 ago. 2025.
INTERNATIONAL MUSEUMS OFFICE. Carta de Atenas para a restauração de monumentos históricos. Atenas: Conferência Internacional de Atenas, 1931. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226. Acesso em: 20 ago. 2025.
LEMOS, Carlos C. Parecer sobre o projeto de intervenção de restauro e adaptação na Estação da Luz. São Paulo: IPHAN, 8 jun. 2004.
MAMMÌ, Lorenzo. A fugitiva: ensaios sobre música. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
OTONDO, Catherine. Desenho e espaço construído: relações entre pensar e fazer na obra de Paulo Mendes da Rocha. 2013. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.16.2013.tde-14082013-154408. Acesso em: 20 ago. 2025.
PISANI, Daniele. Paulo Mendes da Rocha: obra completa. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
RIOS, Maira Francisco. Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em museu de arte contemporânea. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.16.2013.tde-10072013-111505. Acesso em: 20 ago. 2025.
RIOS, Maira Francisco; Viegas, Fernando. Paulo Mendes da Rocha: existência como projeto. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, 2021. DOI: http://10.51924/revthesis.2021.v6.334. Acesso em: 6 ago. 2025.
ROCHA, Paulo Mendes. MNBA. [Ensaio Visual]. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 9, p. 46–57, jul. 2006. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/55265. Acesso em: 20 ago. 2025.
ROCHA, Paulo Mendes. Seminário Delineando Nortes. Centro Cultural São Paulo – São Paulo, 20 de agosto de 2001. In: VILLAC, Maria Isabel (org.). Paulo Mendes da Rocha: América, cidade e natureza. São Paulo: Estação Liberdade, 2012. p. 230-247.
TELLES, Sophia Silva. A arquitetura como ação. Jornal de Resenhas, São Paulo, v. 2, p. 116-117, 1998. Disponível em: https://jornalderesenhas.com.br/resenha/a-arquitetura-como-acao/. Acesso em: 6 ago. 2025.
ZEIN, Ruth Verde. Sobre intervenções arquitetônicas em edifícios e ambientes urbanos modernos: análise crítica de algumas obras de Paulo Mendes da Rocha. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL. 3., 1999, São Paulo. Anais [...]. Disponível em: https://docomomobrasil.com/wp-content/uploads/2016/01/Ruth_zein.pdf. Acesso em: 20 ago. 2025.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paranoá 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).









