Sagrada linha horizontal

a Capela Nossa Senhora da Conceição de Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli

Auteurs-es

  • Felipe de Souza Noto Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0000-0001-9927-9037
  • João Marcos Pobbe dos Santos Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0009-0006-0313-556X
  • Pedro Mendes da Rocha Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0009-0007-2008-2129

DOI :

https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e56845

Mots-clés :

Paulo Mendes da Rocha, Intervenção em pré-existência, Arquitetura de capela

Résumé

Este artigo aborda o projeto de Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli para a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 2006, na propriedade de cerâmicas de Francisco Brennand, em Recife, no Nordeste do Brasil. A horizontalidade, figura retórica convocada frequentemente por Mendes da Rocha, media, neste projeto, a relação da intervenção com a pré-existência, ao mesmo tempo em que se oferece como motivo poético do novo conjunto. A capela serve como pretexto para refletir sobre outras intervenções realizadas pelo arquiteto. Como suporte, este artigo recorre a autores-arquitetos como Carlos Lemos e Alexandre Alves Costa, que localizam a discussão no campo do projeto e teóricos que complementam a construção critica proposta, como Sophia Silva Telles, Cesare Brandi e Gustavo Giovannoni. O estudo analisa as operações de projeto, com atenção especial à relação entre intervenção e edifício existente, sugerindo que as hierarquias históricas são transcendidas pela compreensão de que a coerência no novo conjunto é o objetivo final a ser alcançado.

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Bibliographies de l'auteur-e

Felipe de Souza Noto, Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Graduado em Arquitetura e Urbanismo, mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (2007), doutorado (2017) e pós-doutorado em Projeto de Arquitetura (2020), todos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Vencedor do Prêmio Capes de Teses 2018 e do Premio Investigacíon Arquisur 2018. Foi professor da Escola da Cidade (2003-2022), do Centro Universitário Senac (2011-2022) e titular do escritório B Arquitetos (2004-2022), onde desenvolveu projetos de arquitetura e urbanismo. Autor dos livros "Cinema e Temas Urbanos" e" O quarteirão como suporte da transformação urbana" (semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico). Hoje é professor do Departamento de Projeto e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP e Editor Associado da revista Óculum Ensaios.

João Marcos Pobbe dos Santos, Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021). Mestrando na área de concentração Projeto de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo.

Pedro Mendes da Rocha, Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP em 1987, desenvolveu, entre outros, os seguintes projetos: a segunda versão do Museu da Língua Portuguesa, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Museu da História do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Museu da Cana de Açúcar e Unidade Limeira do SESC (Serviço Social do Comércio) associado a dois outros escritórios. Em colaboração a Paulo Mendes da Rocha: o primeiro projeto para o Museu da Língua Portuguesa, o Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, a casa_daros, no Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea da USP/Instituto de Estudos Avançados e Núcleo de Estudos da Violência, Museu de Arte Contemporânea de Ouro Preto e Museu de Arte de Havana. Desenvolveu, também, inúmeros projetos de expografia para o museu da arte moderna / mam, Serviço Social de Comércio/SESC, Centro Cultural Banco do Brasil/CCBB, Instituto Moreira Salles/RJ, Fundação Bienal de São Paulo, exposições como Bienal Internacional de Arquitetura (5ª e 6ª edições); Bienal de Desgin (3ª e 4ª edições_Brasília e Curitiba); bienaldelfindelmundo em Ushuaia/Patagônia Argentina, Aleijadinho: Fé, Engenho e Arte; Antoni Tápies; Criativos por Tradição:30 anos de Artesol/Comunidade Solidária. Mestrando na área de concentração Projeto de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo.

Références

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Publié-e

2025-09-04

Comment citer

Noto, F. de S., Santos, J. M. P. dos, & Rocha, P. M. da. (2025). Sagrada linha horizontal: a Capela Nossa Senhora da Conceição de Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli. Paranoá, 18, e56845. https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e56845

Numéro

Rubrique

Projeto e Planejamento

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