Entrevista com Margareth da Silva Pereira e Romão Veriano da Silva Pereira
DOI:
https://doi.org/10.18830/1679-09442023v16e56597Palavras-chave:
História do Urbanismo, Université Paris VIII, Université de Vincennes, Françoise ChoayResumo
Esta entrevista foi realizada com Margareth da Silva Pereira (MP) e Romão Veriano da Silva Pereira (VP) em 12 de outubro de 2023, no Rio de Janeiro, por Mario Luís Carneiro Pinto de Magalhães (MM) e Elane Ribeiro Peixoto (EP). Contou com a participação inestimável de Leandro de Sousa Cruz e Ana Flávia Rêgo Mota, que fizeram o árduo trabalho de transcrevê-la e redimir dúvidas com uma eficiente pesquisa.
Não é fácil apresentar a professora Margareth da Silva Pereira – confessamos ser uma tarefa de enorme responsabilidade. A trajetória profissional da professora Margareth compreende a formação em arquitetura no Rio de Janeiro e de urbanismo na França, na Université Paris VIII (Vincennes). Seus estudos e pesquisas no campo da história da arquitetura e urbanismo são volumosos e foram publicados em livros, artigos, conferências e curadoria de exposições. Sua produção acadêmica lhe deu projeção nacional e internacional com sua presença na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, PUC Campinas, além de instituições na França, Inglaterra e Colômbia. Entre as muitas produções de Margareth Pereira, encontram-se as que reúnem pesquisas coletivas na série “Nebulosas do Pensamento Urbanístico”, obra cuja organização partilha com Paola Berenstein Jacques (tomos I, II e III) e Josianne Cerasoli (tomo III). Como indicado na introdução do primeiro livro da série, trata-se de uma contribuição teórica-metodológica acerca dos diferentes modos de pensar e narrar a história do urbanismo. De um trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos, Margareth e Paola organizaram o site Cronologia do Pensamento Urbanístico, iniciativa que se tornou indispensável para os estudantes e pesquisadores. Coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos (LeU) - Cultura Urbana e Pensamento Urbanístico no Brasil e professora no Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU-UFRJ, nossa entrevistada reúne jovens pesquisadores que compartilham interesses, leituras, pesquisas e momentos de descontração, animada pela alegria e entusiasmo que lhe são próprios. Conversar com Margareth além de ser experiência prazerosa é também uma imersão na história da pesquisa e da pós-graduação no nosso país.
Nossa intenção inicial era entrevistar Margareth Pereira para ouvi-la falar sobre os tempos de sua formação em urbanismo na Université Paris VIII. Queríamos compreender o clima da época e o papel que Françoise Choay exercia naquela instituição inusitada, aberta para acolher imigrantes, operários e pela qual passaram nomes importantes da cena cultural francesa, de Michel Foucault a Gilles Deleuze. Durante nossa conversa, Romão, o companheiro de vida de Margareth, foi entrando na conversa. Também ele tinha sido aluno em Paris VIII. Arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Romão complementava as lembranças do período e falava de suas próprias memórias. Ia aos poucos pontuando questões, incluindo uma e outra informação, de forma que também ele passou a ser um dos nossos entrevistados, tornando nossa conversa mais rica do que imaginávamos.
Agradecemos a Margareth e ao Romão a oportunidade e o tempo dedicados à nossa atenção.
Esperamos que os leitores desta dupla entrevista a apreciem.
Downloads
Referências
CHOAY, Françoise. L’Urbanisme, utopies et réalités: une anthologie. Paris: Seuil, 1965.
CHOAY, Françoise. La règle et le modèle: sur la théorie de l’architecture et de l’urbanisme. Paris: Seuil, 1980.
SANTOS, Cecilia Rodrigues dos; PEREIRA, Margareth da Silva (org.). Le Corbusier e o Brasil. São Paulo: ProEditores; Tessela, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).