Entrevista com Margareth da Silva Pereira e Romão Veriano da Silva Pereira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/1679-09442023v16e56597

Palavras-chave:

História do Urbanismo, Université Paris VIII, Université de Vincennes, Françoise Choay

Resumo

Esta entrevista foi realizada com Margareth da Silva Pereira (MP) e Romão Veriano da Silva Pereira (VP) em 12 de outubro de 2023, no Rio de Janeiro, por Mario Luís Carneiro Pinto de Magalhães (MM) e Elane Ribeiro Peixoto (EP). Contou com a participação inestimável de Leandro de Sousa Cruz e Ana Flávia Rêgo Mota, que fizeram o árduo trabalho de transcrevê-la e redimir dúvidas com uma eficiente pesquisa. 

Não é fácil apresentar a professora Margareth da Silva Pereira – confessamos ser uma tarefa de enorme responsabilidade. A trajetória profissional da professora Margareth compreende a formação em arquitetura no Rio de Janeiro e de urbanismo na França, na Université Paris VIII (Vincennes). Seus estudos e pesquisas no campo da história da arquitetura e urbanismo são volumosos e foram publicados em livros, artigos, conferências e curadoria de exposições. Sua produção acadêmica lhe deu projeção nacional e internacional com sua presença na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, PUC Campinas, além de instituições na França, Inglaterra e Colômbia. Entre as muitas produções de Margareth Pereira, encontram-se as que reúnem pesquisas coletivas na série “Nebulosas do Pensamento Urbanístico”, obra cuja organização partilha com Paola Berenstein Jacques (tomos I, II e III) e Josianne Cerasoli (tomo III). Como indicado na introdução do primeiro livro da série, trata-se de uma contribuição teórica-metodológica acerca dos diferentes modos de pensar e narrar a história do urbanismo. De um trabalho desenvolvido ao longo de muitos anos, Margareth e Paola organizaram o site Cronologia do Pensamento Urbanístico, iniciativa que se tornou indispensável para os estudantes e pesquisadores. Coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos (LeU) - Cultura Urbana e Pensamento Urbanístico no Brasil e professora no Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU-UFRJ, nossa entrevistada reúne jovens pesquisadores que compartilham interesses, leituras, pesquisas e momentos de descontração, animada pela alegria e entusiasmo que lhe são próprios.  Conversar com Margareth além de ser experiência prazerosa é também uma imersão na história da pesquisa e da pós-graduação no nosso país. 

Nossa intenção inicial era entrevistar Margareth Pereira para ouvi-la falar sobre os tempos de sua formação em urbanismo na Université Paris VIII. Queríamos compreender o clima da época e o papel que Françoise Choay exercia naquela instituição inusitada, aberta para acolher imigrantes, operários e pela qual passaram nomes importantes da cena cultural francesa, de Michel Foucault a Gilles Deleuze. Durante nossa conversa, Romão, o companheiro de vida de Margareth, foi entrando na conversa. Também ele tinha sido aluno em Paris VIII. Arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Romão complementava as lembranças do período e falava de suas próprias memórias. Ia aos poucos pontuando questões, incluindo uma e outra informação, de forma que também ele passou a ser um dos nossos entrevistados, tornando nossa conversa mais rica do que imaginávamos. 

Agradecemos a Margareth e ao Romão a oportunidade e o tempo dedicados à nossa atenção.

Esperamos que os leitores desta dupla entrevista a apreciem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth da Silva Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Urbanismo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ(1978), graduação em Urbanismo pela Université de Paris VIII (1979), DEA em Etudes Urbaines (1984) e Doutorado (1988) pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1984). Realizou seu pos-doutorado na França (no Institut dUrbanisme de Paris e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales) e na Inglaterra ( no Centre for Urban History da University of Leicester) em 2004 e estágio senior em 2012 na ENGREF - França. Foi professora convidada do Instituto de Artes da UFRGS (1990), do Institut Français durbanisme (2002), do Centre de Géographie Urbaine da Ecole des Hautes Etudes Sciences Sociales (2003), do Institut durbanisme de Paris (2003), da Universidad Nacional de Colombia(2003), do Centre Maurice Halbwachs da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2018), do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (2020) e vem realizando conferências em diversas instituições de ensino superior no Brasil e no exterior. Foi Professora e Coordenadora do Curso de Especialização em Historia da Arte e da arquitetura no Brasil da PUCRIO (1987-1992), Professora da FAU-PUCCAMP (1993-1997), Vice-decana do Centro de Letras e Artes da UFRJ e é, desde 2016, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Atua no Programa de Pós-graduação em Urbanismo - PROURB desde 1999, do qual foi coordenadora entre 2013 e 2016. É autora de livros, capítulos de livros, artigos e exposições nas áreas dos estudos culturais, principalmente nos campos da arte, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, tendo como foco, sobretudo, o Rio de Janeiro. Vem se dedicando também a análise dos discursos historiográficos sobre o campo cultural brasileiro nestas áreas.

Romão Veriano da Silva Pereira, RVeriano Arquitetos Associados. Mestre em História Urbana pela École des Hautes Études en Sciences Sociales

Romão Veriano da Silva Pereira, arquiteto pela FAU UFRJ em 1978, urbanista pelo Instituto de Urbanismo de Paris, pós-graduado em Planejamento Urbano pela Universidade de Paris I e mestre em História Urbana pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Desde 1989, é sócio-gerente da RVeriano Arquitetos Associados, onde desenvolve atividades de projeto de arquitetura e gerenciamento de obras. Gerente de eventos da Fundação Bienal de São Paulo. Coautor do livro “Le Corbusier e o Brasil” (1987).

Mário Luis Carneiro Pinto de Magalhães, Universidade Santa Úrsula; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Atualmente é professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula (2016 -) e é pesquisador do leU - Laboratório de Estudos Urbanos, que integra desde 2006. Possui graduação(2002) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ, tendo concluído o mestrado (2005) e o doutorado em Urbanismo (2018) no PROURB/FAU/UFRJ. Foi professor substituto do Departamento de Planejamento Urbano e Regional (DPUR) (2007/1-2008/2), do Departamento de Análise e Representação da Forma (2007/2-2008/2) e do Departamento de História e Teoria (DHT) (2014-15) na FAU/UFRJ e lecionou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Gama Filho (2013/1-2). Leciona, orienta e desenvolve pesquisas na área de Artes, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nas seguintes áreas: História do Pensamento Arquitetônico e Urbanístico, História das Ciências, Arquitetura e Educação, Análise e Representação da Forma, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, sempre buscando as transversalidades e integração entre saberes.

Elane Ribeiro Peixoto, Universidade de Brasília; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, mestre (1996) e doutora (2003) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral no programa Prourb da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023). Foi bolsista no Laboratoire d’Antropologie et des Institutons Humaine em Paris (2001) e professora visitante no IUAV (2015). Suas pesquisas e orientações de mestrado e doutorado concentram-se na área de Teoria História e Crítica, com trabalhos em três linhas de pesquisa: História e Teoria da Arquitetura, História e Teoria da Cidade e do Urbanismo e Patrimônio e Preservação. Traduziu para o português o "Culto Moderno dos Patrimônio: sua essência e sua gênese", de Aloïs Riegl, e "Percorrer a Cidade”, de Henri Pierre Jeudy. Integra como vice-líder o grupo de pesquisa Cidades Possíveis. Seus temas de pesquisa são preferencialmente a cidade contemporânea, suas dinâmicas e seu patrimônio cultural. Desenvolve pesquisa e extensão em escolas públicas de ensino fundamental em Brasília, visando contribuir para o debate da cidade em sua dimensão espacial, histórica e patrimonial. Coordenou a linha de pesquisa História e Teoria da Arquitetura no Programa de Pós-Graduação da FAU-UnB. Tem colaborado na organização e curadoria das edições do evento Café com Europa patrocinadas pela EUNIC (Embaixada da União Europeia), sendo uma das organizadoras das publicações resultantes desses eventos. Participou na concepção do roteiro do filme Um portão aberto para Ceilândia, fundamentado em pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal.

Leandro de Sousa Cruz, Universidade de Brasília; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Professor do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2020) pela Universidade de Brasília, concluiu graduação (2008) e mestrado (2013) na mesma área pela Universidade Federal da Bahia. Realizou atividade de pós-doutorado na Université Catholique de Louvain em 2023, com bolsa do CNPq.

Ana Flávia Rêgo Mota, Universidade de Brasília; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Estadual de Goiás (2013), especialista em História Cultural pela Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (2015), mestre (2017) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação da FAU-UnB e, atualmente, doutoranda no mesmo Programa. Foi Professora Substituta da FAU-UnB por duas vezes (2017-2018 | 2021-2022) e Professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores na UNIP - Campus Brasília (2017-2022). Tem experiência em atividades de pesquisa e ensino com foco nas áreas de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo e é membro do grupos de pesquisa Cidades Possíveis e Topos - Paisagem, Projeto e Planejamento (Labeurbe) na FAU-UnB.

Referências

CHOAY, Françoise. L’Urbanisme, utopies et réalités: une anthologie. Paris: Seuil, 1965.

CHOAY, Françoise. La règle et le modèle: sur la théorie de l’architecture et de l’urbanisme. Paris: Seuil, 1980.

SANTOS, Cecilia Rodrigues dos; PEREIRA, Margareth da Silva (org.). Le Corbusier e o Brasil. São Paulo: ProEditores; Tessela, 1987.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

Pereira, M. da S., Pereira, R. V. da S., Magalhães, M. L. C. P. de, Peixoto, E. R., Cruz, L. de S., & Mota, A. F. R. (2024). Entrevista com Margareth da Silva Pereira e Romão Veriano da Silva Pereira. Paranoá, 16(35), e56597. https://doi.org/10.18830/1679-09442023v16e56597

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.