Afeto e subversão: Práticas infantis nos percursos cotidianos entre casa e escola em Rio das Pedras/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.03%20%20

Palavras-chave:

cartografia, territorio, narrativa, infancia

Resumo

Tendo como perspectiva a invisibilidade das infâncias na participação e decisões sobre os lugares que utilizam na cidade, o artigo propõe um exercício de reflexão sobre como as crianças experienciam e, com isso, subvertem seus espaços livres cotidianos, ativando, reformulando e transformando a paisagem. Tendo como área de estudo o bairro de Rio das Pedras, o percurso metodológico foi estruturado na relevância do pesquisar-COM, por meio de uma abordagem qualitativa, que utiliza como base o acervo de narrativas de estudantes matriculados no Ensino fundamental de escolas públicas do Rio de Janeiro, apreendidas na atividade “Mapeamento Afetivo dos Territórios Educativos da Cidade do Rio de Janeiro” (GAE;SEL, 2020, onde procurava-se identificar as percepções e desejos das crianças, sobre seus percursos cotidianos de casa à escola. Os resultados obtidos nesta leitura sensível do território colaboram com uma visão real sobre a qualidade espacial urbana e o direito à cidade, por um olhar atento às micropolíticas do cotidiano e a construção da cidadania das infâncias que habitam este território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura

Arquiteta e Urbanista, especialista em Projeto de Edificações e Cidades Sustentáveis. Atualmente é mestranda no Programa de pós-graduação em Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROARQ/FAU/UFRJ. Pesquisadora colaboradora no Grupo Ambiente Educação (GAE). Atua em pesquisas em: território educativo; sistema de espaços livres; qualidade do lugar; processo participativo; arquitetura escolar e educação integral.

Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós-Graduação em Arquitetura

Arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e doutora em Engenharia de Produção. Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ, da mesma instituição, e coordenadora do Grupo Ambiente-Educação - GAE. Estuda arquitetura escolar, territórios educativos, avaliação pós-ocupação, qualidade do lugar e percepção ambiental. 

Referências

AZEVEDO, Giselle (Org.). Diálogos entre arquitetura, cidade e infância: Territórios educativos em ação. Rio de Janeiro: PAISAGENS HÍBRIDAS, 2019.

AZEVEDO, Giselle; TÂNGARI, Vera; RHEINGANTZ, Paulo (Orgs.). Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a cidade. Rio de Janeiro: RIO BOOKS, 2016.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo. Martins Fontes, 1974.

BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1993.

DUARTE, Fábio. Rastros de um rio urbano – cidade comunicada, cidade percebida. In: Ambiente & Sociedade, Campinas, v.9, n.2., p.105-122, jul./dez. 2006.

DUARTE, Cristiane; PINHEIRO,Ethel. Imagine uma tarde chuvosa... pesquisas sobre ambiência, alteridade e afeto . In: Anais do 6 Projetar. O Projeto como Instrumento para a Materialização da Arquitetura: ensino, pesquisa e prática. Salvador, nov. 2013 Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ufrn.br/dspace/bitstream/123456789/1759/1/CE04.pdf. Acesso em: 10-dez-2021.

FRÚGOLI JR., Heitor; ANDRADE Luciana; PEIXOTO, Fernanda (Orgs.). As cidades e seus agentes: práticas e representações. Belo Horizonte/São Paulo: PUC Minas/EDUSP, 2006.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. In: Fractal. Revista de Psicologia. Rio de Janeiro, v.25, n.2, pp.263-280, agosto, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4942/4784. Acesso em: 13-fev-2022.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Documentos, 1969.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza; LIM A, Sérgio Pereira de Souza (coord.). Arquitetura e Educação. São Paulo: Studio Nobel, 1995. 272p.

LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MONTANER, Josep Maria. Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura da ação. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.

MORAES, Marcia. Política ontológica e deficiência visual. In M. Moraes, & V. Kastrup (Orgs.). Exercícios de ver e não ver: arte e pesquisa com pessoas com deficiência visual (pp 26-51). Rio de Janeiro: Nau/Faperj, 2010.

SANOFF, Henry. Community Participation Methods in Design and Planning. New York: Wiley, 1999.

SCHLEE, Mônica; NUNES, Maria Julieta; REGO, Andrea; RHEINGANTZ, Paulo; DIAS, Maria Ângela; TÂNGARI, Vera. Sistemas de espaços livres nas cidades brasileiras – um debate conceitual. In: Paisagem e ambiente: ensaios. vol.26, 2009, p.225-247.

THIBAUD, Jean. Paul. Une approche pragmatique des ambiances urbaines. In: AMPHOUX, Pascal; CHELKOFF, Grégoire; THIBAUD Jean-Paul (Orgs.). Ambiances en Débats. Grenoble : Editions A la Croisée, 2004, pp.145-158.

TONUCCI, Francesco. O direito de brincar: Uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. In: Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 234-257, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6897. Acesso em: 11 fev. 2022.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

URIARTE, Monica; NEITZEL, Adair. A pesquisa de intervenção cartográfica em Arte Educação. In: Educação Unisinos, vol.21, n.3, pp.387-394, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4496/449656535013/html/. Acesso em: 10-mar-2022.

VELHO, Gilberto. Metrópole, Cultura e Conflito In: VELHO, Gilberto (org.). Rio de Janeiro: Cultura, política e conflito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007, pp.9–29.

Downloads

Publicado

08-10-2022

Como Citar

Pereira, M., & Arteiro Nielsen Azevedo, G. . (2022). Afeto e subversão: Práticas infantis nos percursos cotidianos entre casa e escola em Rio das Pedras/RJ . Paranoá, 15(33), 1–19. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.03

Edição

Seção

Edição Temática Cidades em disputas: histórias, memórias, práticas do/no espaço

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.