Museu Emílio Goeldi na internet
Análise da identidade visual nas mídias sociais e portal institucional
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v14i28.56739Palavras-chave:
Museus, Design, Internet, Portal, MascotesResumo
Este artigo analisa a identidade visual do Museu Paraense Emílio Goeldi, examinando sua eficácia na comunicação da missão institucional em plataformas digitais e físicas. A pesquisa aborda conceitos de identidade visual, realizando uma análise comparativa com a de outros museus, e avalia seu impacto na percepção pública. A análise destaca os pontos fortes e fracos da identidade visual, incluindo a integração com o portal institucional e as mídias sociais. O estudo também apresenta propostas de melhorias, focando na inclusão e na comunicação com diferentes públicos, especialmente crianças e adolescentes, através de renovações na marca do "Clube do Pesquisador Mirim" e criação de mascotes para serem utilizados em materiais de apoio pedagógico intitulado "A Turma do Museu".
Downloads
Referências
BRASIL. IBRAM divulga o texto de referência do tema da 18ª Primavera de Museus. Museus. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/ibram-divulga-o-texto-de-referencia-do-tema-da-18a-primavera-de-museus. Acesso em: 5 dez. 2024.
CARMEN S. G. ARANHA, ALECSANDRA MATIAS DE OLIVEIRA. 2014. O museu e o contexto das imagens atuais. In: https://repositorio.usp.br/directbitstream/1fafa43c-0734-47e7-a2f4-9b14dc4aebf6/ALE008_museucontexto.pdf. Acesso em 27/10/2024.
DONDIS, Dondis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Editora Escrituras, 2000.
GARRIDO, Sebastián García. Design como materialização da identidade. Disponível em: http://www.diseno.uma.es/i_diseno/i_diseno_3/documento5.htm. Acesso em: 30/10/2024.
FARO, Bruno Andreassi de; ROSSINI, Diva de Mello. Experiência em museus: uma análise de conteúdo de pesquisas recentes (2015 a 2017). Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR, Penedo, v. 8, n. 4, p. 153-182, set. 2018. DOI: 10.2436/20.8070.01.95. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur. Acesso em: 28 nov. 2024.
LÓPEZ-IGLESIAS, Matías; TAPIA-FRADE, Alejandro José; CARREÑO VILLADA, José Luis. Visual identity of contemporary art museums on Facebook, Instagram and web: A comparative analysis. Visual Review, v. 16, n. 2, p. 67-80, 2024. Disponível em: https://visualcompublications.es/revVISUAL/article/view/52132019. Acesso em 27/11/2024.
MARIN, Sabrina Popp. Comunicação Virtual de Museus: a informação sobre Arte nos sites da TATE e do MAC. 2011. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins. Identidade Visual. Disponível em: https://www.gov.br/mast/pt-br/acesso-informacao/instituicao/identidade-visual. Acesso em: 26 de outubro de. 2024.
MEDEIROS, Marília Macêdo; SILVA, Heitor de Andrade; MEDEIROS, Wellington Gomes de. O design para a experiência na exposição do Museu Cais do Sertão. Estudos em Design*, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 70-95, 2018. ISSN 1983-196X.
PADILHA, Renata Cardozo; CAFÉ, Ligia; SILVA, Edna Lúcia. O papel das instituições museológicas na sociedade da informação/conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 2, p. 68-82, abr./jun. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1889. Acesso em: 30/11/2024
PADUA, Mariana Cantisani; JORENTE, Maria José Vicentini; SEMEDO, Alice Lucas. Design da informação e ações comunicacionais em websites de museus. In: FADEL, Luciane Maria; SPINILLO, Carla; HORTA, Anderson; PORTUGAL, Cristina (orgs.). Anais do 9º CIDI e 9º CONGIC. Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/9cidi/4.0072.pdf .
Acesso em 28/10/2024.
PEÓN, M. L. Sistemas de identidades visuais. Rio de Janeiro: 2AB, 2011.
SANJAD, Nelson; OREN, David Conway; SILVA JUNIOR, José de Sousa; HOOGMOED, Marinus; HIGUCHI, Horácio. Documentos para a história do mais antigo jardim zoológico do Brasil: o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 7, n. 1, p. 197-258, jan./abr. 2012.
SILVA, João; PEREIRA, Maria. Identidade Visual em Museus: O Caso do MAST. Revista Brasileira de Museologia, v. 10, n. 2, p. 45-60, 2023.
SILVA, Leonardo de Souza; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da. Comunicar é Preservar: analisando via web a musealização da coleção paleontológica do Museu Paraense Emílio Goeldi. Revista Sítio Urbano e Ensino, v. 12, n. 2, 2021.
STRUNCK, Gilberto Luiz. Identidade visual - a direção do olhar. Rio de Janeiro: Editora Europa, 1989.
_____________________. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Books, 2001.
WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Museologia & Interdisciplinaridade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
