Educação museal nas coleções biológicas do Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz
experiências e potencialidades no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v14i28.56879Palavras-chave:
Educação museal. Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz. Coleção Biológica. Divulgação Científica. MuseologiaResumo
Nas últimas décadas, a educação museal vem sendo uma vertente dentro dos museus e espaços culturais com maior notoriedade dado as suas potencialidades e como ferramenta estratégica de comunicação com os pares e à sociedade. Nos museus de ciência, em especial os de patologia, as ações de educação museal possuem particular relevância, pois a conexão entre arte, ciência e tecnologia proporciona um campo fértil para discussões inovadoras e a construção de novas perspectivas sobre a prática científica e os objetos museológicos. Assim, propomos discutir como as coleções biológicas do Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz podem ser utilizadas como ferramentas educativas e de pesquisa na contemporaneidade, integrando práticas museais, inovação científica e desenvolvimento tecnológico.
Downloads
Referências
AIDAR, Gabriela; CHIOVATTO, Milene. Reflexões sobre o acesso, a inclusão e a função social dos museus. In: SILVA, Mauricio André da; COSTA, Andréa Fernandes (orgs.). História da educação museal no Brasil. Brasília: CECA-BR, 2024. p. 109. ISBN 978-85-60984-73-2.
ALMEIDA, Anna Beatriz de Sá; MACIEL, Laurinda Rosa; KLEIN, Lisabel Espellet; SÁ, Magali Romero. Memória das coleções científicas do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz: acervo de depoimentos. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62110. Acesso em: 11 jan. 2025.
ALBERTI, Samuel JMM; HALLAM, Elizabeth. Bodies in museums. In: Medical museums: past, present, future. [S.l.]: Bulletin of the History of Medicine, v. 88, n. 3, p. 585-587, 2013.
ARNOLD, K.; CHAPLIN, S. Afterword: Wellcome Collection and the post-medical museum? In: Medical museums: past, present, future. The Bulletin of the Royal College of Surgeons of England, 2013.
ARAGÃO, H. B. Notícia histórica sobre a fundação do Instituto Oswaldo Cruz. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 48, p. 1–50, 1950. [Review of Notícia histórica sobre a fundação do Instituto Oswaldo Cruz].
BENCHIMOL, Jaime L. (Ed.). Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2020.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Museus; Observatório da Economia Criativa da Bahia. A pesquisa nacional de práticas educativas dos museus brasileiros: um panorama a partir da Política Nacional de Educação Museal. 2024. Disponível em: <https://obec.ufba.br/pesquisa-educacao-museal-brasil/painel-de-dados-pem-brasil-ibram/>. Acesso em: 14 jan. 2025.
BEVILAQUA, D. V. Museu da Vida - um século de museus na Fiocruz. Anais 200 Anos de Museus no Brasil: Desafios e Perspectivas, 2018. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/36709/Anais_200anosMuseusBrasil_DVB.pdf?sequence=2; Acesso em: 14 jan. 2025.
CAZELLI, Sibele; VALENTE, Maria Esther. Incursões sobre os termos e conceitos da educação museal. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, p. 18-40, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/40729. Acesso em: 14 jan. 2025
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Linha do tempo. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/linha-do-tempo. Acesso em: 11 jan. 2025.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Visita de Einstein no Castelo Mourisco - 02.10.20.20.006.V03.009. Disponível em: https://basearch.coc.fiocruz.br/r/fundacao-oswaldo-cruz-casa-de-oswaldo-cruz/7/3/73532/02.10.20.20.006.V03.009.jpg. Acesso em: 11 jan. 2025.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Visita de Felipe Nery ao Museu de Anatomia Patológica do IOC - BR RJCOC FN-01-06-06. Disponível em: https://basearch.coc.fiocruz.br/index.php/em-visita-ao-museu-de-anatomia-patologica-do-ioc-3-andar-do-castelo. Acesso em: 11 jan. 2025.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Dossiê 029 - Relatos sobre ocorrências administrativas e científicas do Instituto Oswaldo Cruz dos anos de 1912, 1913, 1915, 1919, 1920/1930 e 1935. BR RJ COC 02-10-05-029
GIBBONS, M. et al. The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London: SAGE Publications, 1994.
MARANDINO, M. Museus de Ciências como Espaços de Educação. In: Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte: Argumentum, 2005, p. 165-176.
LENT, H. O massacre de Manguinhos. Editora FIOCRUZ EBooks, p. 22–74, 2019. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575416402.0003.
LENZI, H.; LENZI, Jane Arnt. História do departamento de patologia: Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA (org.). A história da patologia no Brasil. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia, 2001.
LOPES, Maria Margareth. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. 2. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.
LOURENÇO, Marta Cristina. O patrimônio da ciência: importância para a pesquisa. Museologia e Patrimônio, v. 2, n. 1, p. 47-53, 2009.
LOVAY, Silvana M. Educação museal no Brasil: um marco significativo para a América Latina e Caribe. In: SILVA, Mauricio André da; COSTA, Andréa Fernandes (orgs.). História da educação museal no Brasil. Brasília: CECA-BR, 2024. p. 5-7. ISBN 978-85-60984-73-2.
OLIVEIRA, Barbara Cristina Euzébio Pereira Dias de., & PELAJO-MACHADO, Marcelo. MUSEU DA PATOLOGIA: gestão e áreas de atuação. Anais Do I Simpósio Fluminense Do Patrimônio Cultural-Científico: Planos Integrados de Conservação, 2011.
O BRAZIL-MEDICO: correspondência. Rio de Janeiro: Policlínica Geral do Rio de Janeiro, 1902. v. 16, n. 45, p. 453-455. ISSN 0006-9205. Acervo: Seção de Obras Raras | Biblioteca de Manguinhos.
PORTO, CM., BROTAS, AMP., and BORTOLIERO, ST., orgs. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, 242p. ISBN 978-85-232-1181-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.
ROCHA, S. C. B. FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA Edições, 2010. 136p.
TAVARES, Maria Karla Belo da Silva; BARBOSA, Bianca Scofano; OLIVEIRA, Barbara Cristina Euzébio Pereira Dias de. Museu e medicina experimental: a coleção da Seção de Anatomia Patológica do Museu da Patologia. Cadernos do Patrimônio da Ciência e da Tecnologia: da cultura material à gestão de museus, p. 265–291, 2023.
THE BERLIN MUSEUM OF MEDICAL HISTORY. Museum. 2025. Disponível em: https://bmm-charite.de/en/museum Acesso em: 11 jan. 2025.
STUDART, Denise; GRUZMAN, Carla. Arte, Ciência e Saúde no Museu: contribuições para a Educação Museal brasileira no trabalho de Virgínia Schall. In: SILVA, Maurício André da; COSTA, Andréa Fernandes (Orgs.). História da Educação Museal no Brasil. São Paulo: ICOM-CECA, 2024. p. 81-88. ISBN: 978-85-60984-73-2.
SOARES, Pedro Paulo; NOGUEIRA, Inês. Antecedentes 1900 - 1986. In: Museu da Vida: ciência e arte em Manguinhos. / Organizadores: Diego Vaz Bevilaqua; Marina Ramalho; Rita Alcântara e Tereza Costa. – Rio de Janeiro: Fiocruz / Casa de Oswaldo Cruz, 2017. 120p.
VALENTE, Maria Esther Alvarez. Museus de Ciências e Tecnologia no Brasil: uma história da museologia entre as décadas de 1950-1970. 2009. Tese de Doutorado. [sn]. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/436368. Acesso em: 11 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Museologia & Interdisciplinaridade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
