Educação museal nas coleções biológicas do Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz

experiências e potencialidades no século XXI

Autores

  • Bianca Scofano Barbosa Fiocruz/ Museu da Patologia
  • Maria Karla Belo da Silva Tavares Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz)/ Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST) https://orcid.org/0000-0001-9425-7875
  • Barbara Cristina Euzébio Pereira Dias de Oliveira Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz https://orcid.org/0000-0001-9425-7875

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v14i28.56879

Palavras-chave:

Educação museal. Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz. Coleção Biológica. Divulgação Científica. Museologia

Resumo

Nas últimas décadas, a educação museal vem sendo uma vertente dentro dos museus e espaços culturais com maior notoriedade dado as suas potencialidades e como ferramenta estratégica de comunicação com os pares e à sociedade. Nos museus de ciência, em especial os de patologia, as ações de educação museal possuem particular relevância, pois a conexão entre arte, ciência e tecnologia proporciona um campo fértil para discussões inovadoras e a construção de novas perspectivas sobre a prática científica e os objetos museológicos. Assim, propomos discutir como as coleções biológicas do Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz podem ser utilizadas como ferramentas educativas e de pesquisa na contemporaneidade, integrando práticas museais, inovação científica e desenvolvimento tecnológico. 

 

 

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Biografia do Autor

Bianca Scofano Barbosa, Fiocruz/ Museu da Patologia

Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT/COC)- Fiocruz (2022) e graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Trabalhou como técnico em conservação e restauro de documento em suporte de papel - Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é museóloga no Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz -Fiocruz. Atua nos seguintes temas: Museologia; Conservação preventiva; Conservação e restauração de documentos com suporte em papel; Coleções Biológicas.

Maria Karla Belo da Silva Tavares , Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz)/ Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST)

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017), Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2019) e Doutoranda em Museologia e Patrimônio (2024-2028) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins. Atualmente exerce a função de Curadora Adjunta da Coleção da Seção de Anatomia Patológica do Museu de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Barbara Cristina Euzébio Pereira Dias de Oliveira, Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz

Graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz, curadora do Museu da Patologia do IOC, sob a guarda do Laboratório de Patologia deste Instituto. Atua nas três Coleções Científicas que compõem o Museu da Patologia nas vertentes de pesquisa, divulgação científica, ensino e desenvolvimento tecnológico. Desde 2012 é Professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) onde ministra as disciplinas de Microbiologia Geral e Microbiologia Médica. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente em temas relacionados a Coleções científicas, flaviviroses, em especial febre amarela, difusão da ciência e hematopoese.

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Publicado

2025-12-24

Como Citar

Scofano Barbosa, B., Belo da Silva Tavares, M. K., & Euzébio Pereira Dias de Oliveira, B. C. (2025). Educação museal nas coleções biológicas do Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz: experiências e potencialidades no século XXI. Museologia & Interdisciplinaridade, 14(28), 200–219. https://doi.org/10.26512/museologia.v14i28.56879