Observatório de egressos(as) de pós-graduação para fomentar impactos dos resultados de pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4955Palavras-chave:
Pós-graduação, Mestres, Doutores, Egressos, Comunidade Científica, Mundo do trabalho, Políticas científicasResumo
Problematizamos resultados parciais de pesquisa-observatório, com foco na distância-aproximação entre comunidade científica e mundo do trabalho. Egressos(as) da pós-graduação (PG), mestres e doutores(as) são potenciais protagonistas nessa interface. Verificamos que titulados(as) melhoram suas condições de vida, mas há pouco aproveitamento dos resultados das suas teses e dissertações no espaço de trabalho e baixa contribuição para a sociedade, caracterizando desperdício de recursos públicos. Discute-se os limites da noção de impacto da pesquisa, centrada em publicações.
Downloads
Referências
AGULHON, Catherine; ENNAFAA, Ridha. Les étudiants étrangers, des trajectoires spécifiques? In: GIRET, Jean-François; VAN DE VELDE, Cécile; VERLEY, Elise (Orgs.). Les vies étudiantes - Tendances et inégalités. Paris: La Documentation Française, coll. Études & Recherches, 2016.
ALVES, Vania Maria. Formação e trabalho de pesquisadores em educação. 2008. (308 f.) Tese.
AVENDAÑO, Pedro. El papel de la pesca de pequeña escala frente a las reglas del comercio internacional. In: Los nuevos mercaderes de la vida como mercancía.Bogotá/Colombia: GLOBAL FOREST COALITION/Censati Agua Viva, 2005. (99-108)
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever:desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. "Reféns da produtividade" sobre produção do conhecimento, saúde dos pesquisadores e intensificação do trabalho na pós-graduação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, XXX, 2007, Caxambu, Anais, Hotel Glória, (16f.) Disponível em:http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT09-3503-Int.pdf. Acesso em: 02.09.2009.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. Publicar & Morrer? Análise do impacto das políticas de pesquisa e pós-graduação na constituição do tempo de trabalho dos investigadores. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURAS: Políticas e desenvolvimento Curricular no Ensino Superior. Porto, CIIE, n. 28, pp.53-69, 2009.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais do Ensino Superior (Capes). Brasil dobra número de mestres e doutores em dez anos. http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011. Acesso em: 9/06/2011.
BOURDIEU, P. Tradução Ione Valle. O homo academicus. Florianópolis: UFSC, 2012.
CHARLE, Christophe; VERGER, Jacques. Histoire des universités: XIIe-XXIesiècle. Paris: PUF, 2012.
DE MEIS, Leopoldo e outros. The growing competition in Brazilian science: rites of passage, stress and burnout. BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICAL AND BIOLOGICAL RESEARCH. Disponívelem:http://www.scielo.br/bjmbr. Acesso em: 28/06/ 2014.
ENNAFAA, Ridha. Les étudiants étrangers en France. Enquête La Documentation Française, 2008.
FICHTE, Johann Gottlieb. Por uma universidade orgânica.Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.
GORZ, André. A crise e o êxodo da sociedade salarial.CADERNOS IHU IDÉIAS,Ano 3 - N. 31, 2005.
MACHADO, Ana Maria Netto; BIANCHETTI, Lucídio. A (des)fetichização do produtivismo acadêmico. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, São Paulo, FGV, v. 51(3) 244-254, maio-junho, 2011
MACHADO, Ana Maria Netto; SANTOS, Vanice. “Penso onde sou”: conhecimentos pertinentes para a Educação na América Latina(Apresentação).In: I congresso internacional “penso onde sou”: conhecimentos pertinentes para a educação, 2016, Lages, Anais, São José, SC, 2016. (18-25)Disponível em: http://edupalauniplac.wixsite.com/meusite/palestrantes-convidados . 2016
SANTOS, Catarina de Almeida; MORAES, Karine Nunes de; LEMOS, Jandernaide Resende; MACHADO, Ana Maria Netto. O papel do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (FNDCT) e dos Fundos Setoriais no crescimento da produção de conhecimento no Brasil. INTER AÇÃO, Goiânia, UFG, n.1,25-44,jan/jun. 2011.
SANTOS, Tania Steren dos.Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. SOCIOLOGIAS. Porto Alegre, ano 11, 2009. Disponível no site www.scielo.brAcesso em 20/08/12.
SCHARMER, Otto.Théorie U: Diriger à partir du futur émergent.ClermentFerrand: Pearson/GénérationPrésence, 2012.
TEIXEIRA, Anísio. A universidade de ontem e de hoje. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Rio de Janeiro, v.42, n.95,27-47, jul./set.1964. Acesso em 13/06/2007
VARELA, Abel.Desenvolvimento e Formação Superior stricto sensu: o caso dos Mestres Egressos da Uniplac. 2012. (123 f.) Dissertação.
VELLOSO, Jacques; VELHO, Léa. Mestrandos e doutorandos no país: trajetórias de formação. Brasília: Capes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.