Pedagogia da variação linguística e ensino de gêneros numa sociedade multidialetal
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4203Palavras-chave:
Sociolinguística educacional, Interacionismo sociodiscursivo, Variação linguística, Gêneros textuaisResumo
Apresentamos resultados de investigação em escola pública de Juiz de Fora (MG) que atende a adolescentes da classe popular, com descompasso entre idade/ano escolar. Estudos sociolinguísticos (SOARES,1995; ROJO, 2009; FARACO, 2008; BORTONI-RICARDO, 2009) e do interacionismo sociodiscursivo (Dolz, Pasquier & Bronckart, 1993; Dolz & Schneuwly, 2004) ofereceram subsídios para a pesquisa que tem indicado serem os fatores importantes na determinação do fracasso escolar: (i)ausênciade reflexão sistemática sobre variação linguística, (ii) correspondência inadequada entre variação linguística e registro de língua, (iii) subutilização dos gêneros textuais como ferramentas pedagógicas produtivas.
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