Estágio Supervisionado Investigativo
superando a desarticulação entre teoria e prática?
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc27202137823Palavras-chave:
Estágio Supervisionado Investigativo, Formação inicial, Relação Teoria-PráticaResumo
O objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação teoria e prática e entre sujeitos e instituições no estágio de docência e, de forma consequente, propor diretrizes para a organização de um Estágio Supervisionado Investigativo (ESI). Argumentamos por um ESI em que relações entre instituições e sujeitos sejam mais horizontais, fomentando a articulação entre teoria e prática mediante a práxis num processo formativo transformador. Em consonância com os princípios freireanos sistematizados nos Três Momentos Pedagógicos (Estudo da Realidade, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento), propomos diretrizes para um ESI na formação inicial de professores.
Downloads
Referências
Brasil. (2008). Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm
Centro de Articulação das Licenciaturas da Universidade Federal do Paraná (Ceali UFPR). (2020, out 20). A pesquisa com/sobre/na escola e o professor pesquisador: mediações desde o estágio. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=ZHHDKZ5vPmY
Cyrino, M., & Souza Neto, S. de. (2017). Parceria universidade e escola no estágio curricular: um processo em constituição. Revista Diálogo Educacional, 17(52), 661-682. http://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO07
Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2009). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos (3a ed.). Cortez.
Diniz-Pereira, J. E. (2011). A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. Em J. E. Diniz-Pereira, & K. M. Zeichner (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente (pp. 11-37). Autêntica Editora.
Foerste, E., & Lüdke, M. (2003). Avaliando experiências concretas de parceria na formação de professores. Avaliação-Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, 8(4), 163-182. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1251/1241
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17a ed.). Paz e Terra.
Galindo, M. A. (2014). O trabalho colaborativo entre instituições como possibilidade de superação de algumas controvérsias. Em S. Camargo, L. G. R. Genovese, J. M. H. F. Drummond, G. R. P. C. Queiroz, Y. E. Nicot, & S. S. Nascimento (Orgs.). Controvérsias na pesquisa em ensino de física (pp. 89-101). Editora Livraria da Física.
Garcia, T. M. F. B. (2012). Ensino e pesquisa em ensino: espaços da produção docente. Em N. M. D. Garcia, I. Higa, E. Zimmermann, C. C. Silva, & A. F. P. Martins (Orgs.). A pesquisa em Ensino de Física e a sala de aula: articulações necessárias (pp. 239-259). Editora Livraria da Física.
Giacomini, A. (2014). Intervenções curriculares na perspectiva da Abordagem Temática: avanços alcançados por professores de uma escola pública estadual do RS. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6678
Illeris, K. (2013). Introdução. Em K. Illeris (Org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem (pp. 7-13). Penso Editora.
Lambach, M., Silva, A. F. G. da, & Marques, C. A. (2018). Avaliação de Processos para a Formação Docente fundamentados na perspectiva dialógico-problematizadora: categorias de análise. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(100), 1128-1150. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601105
López, T. I. S., & Nardi, R. (2017). Um panorama da pesquisa sobre o estágio curricular supervisionado relatada em eventos acadêmicos nacionais. Anais do XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0498-1.pdf
Muenchen, C. (2010). A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93822
Muenchen, C., & Delizoicov, D. (2012). A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 14(3), 199-215. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140313
Oliveira, I. A. de. (2017). A dialogicidade na educação de Paulo Freire e na prática do ensino de filosofia com crianças. Movimento - Revista de Educação, 7, 228-253. https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32633/18768
Pagliarin, L. L. P., & Silva, I. M. M. (2019). A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado. Linhas Críticas, 25, 1-20. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016
Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2006). Estágio e docência: diferentes concepções. Poiésis Pedagógica, 3(4), 5-24. https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542
Pimenta, S. G. (2012). O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? (11a ed.). Cortez.
Rabelo, L. O., & Abib, M. L. V. S. (2018). Projeto de investigação à docência no estágio supervisionado da Licenciatura em Física. Anais do XVII EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Campos do Jordão, São Paulo, Brasil. https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/programa/pesqAutor.asp
Sales, N. L. L. (2014). Problematizando o ensino de física moderna e contemporânea na formação continuada de professores: uma análise das contribuições dos três momentos pedagógicos na construção da autonomia docente. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Institucional da USP. https://doi.org/10.11606/T.81.2014.tde-03122014-110755
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sheila Marafigo, Ivanilda Higa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.