Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio

Autores

  • Benigna Maria Villas Boas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3283

Palavras-chave:

Avaliação;, Avaliação formativa;, Formação de professores;, Feedback;, Avaliação informal;, Autoavaliação

Resumo

O texto analisa a importância da avaliação formativa no processo de formação de professores, para que, como conseqüência, ela seja praticada em escolas de todos os níveis. Apresenta-se o entendimento de processo de formação de professores de cursos de formação de professores, e de avaliação formativa. Analisam-se as características da avaliação formativa e de três dos seus componentes essenciais. Conclui-se que: a) os professores aprendem a avaliar enquanto se formam o que justifica a prática da avaliação formativa em todos os níveis escolares; b) o feedback é elemento-chave na avaliação formativa; c) a vivência d feedback que se transforma em auto-monitoramento, da avaliação informal encorajadora e complementadora da avaliação formação e da auto-avaliação que dá responsabilidade ao aluno contribui para o desenvolvimento da autonomia intelectual de alunos e professores. Com esse entendimento, a avaliação cumpre sua vocação de promover aprendizagem duradoura.

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Biografia do Autor

Benigna Maria Villas Boas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1993) e Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (1997). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

31.10.2006

Como Citar

Villas Boas, B. M. (2006). Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Crí­ticas, 12(22), 75–90. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3283

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