Narrativas de professores sobre sua formação e atuação em classes hospitalares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18967

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar, Formação de professores de classes hospitalares, Pesquisa com narrativas

Resumo

No Brasil, as classes hospitalares são reconhecidas por lei como um direito das crianças e adolescentes hospitalizados. No entanto, o país conta com poucos hospitais que desenvolvem esse atendimento e, na maioria das vezes, prestado por profissionais que não possuem formação especifíca para esse fim. O artigo analisa as narrativas de sete professoras que atuam em classes hospitalares de um hospital da cidade de São Paulo, que presta atendimento a pessoas com tumores malignos. O foco da análise é ampliar a compreensão dos processos formativos desses professores e de oferecer subsídios para a formação de docentes que atuam nas classes hospitalares.

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Biografia do Autor

Cristiane Nobre Nunes, Universidade Cidade de São Paulo

Cristiane Nobre Nunes é Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela UNICID. Professora da Faculdade Sumaré. Membro do Grupo de Pesquisa Narrar Narrativas, aprendizagem e formação. E-mail: crisnonu@hotmail.com

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo

Ecleide Cunico Furlanetto é Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora do PPGE da UNICID. Líder do Grupo de Pesquisa Narrar Narrativas, aprendizagem e formação, cadastrado no CNPq. E-mail: ecleide@terra.com.br

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Publicado

09.11.2018

Como Citar

Nunes, C. N., & Furlanetto, E. C. (2018). Narrativas de professores sobre sua formação e atuação em classes hospitalares. Linhas Crí­ticas, 24, e18967. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18967

Edição

Seção

Dossiê: Narrativas, educação e saúde: o sujeito na cidade

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