A criança que aprende divertindo-se e a tela que diverte educando: a recepção infantil de programas de TV lúdico-educativos ligados a educação ambiental

Autores/as

  • Adriana Magalhães Alves de Melo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2905

Palabras clave:

Televisão;, Educação;, Recepção;, Meio ambiente;, Criança

Resumen

O surgimento de estudos a partir da perspectiva dos receptores tem contribuído para uma melhor compreensão da relação criança e televisão. Constatou-se que a aliança entre o lúdico da televisão e o educativo é chave do sucesso para a educação via televisão junto ao público infanto-juvenil. O presente estudo tern por objetivo compreender como as crianças estão recebendo esse tipo de programa, que ensina divertindo, mais especificamente em relação ã educação ambiental. Para melhor delimitar o trabalho, foi escolhida a novela infantil Flora Encantada, exibida no programa Angel Mix, da Rede Globo, de outubro de 1999 a março de 2060, que buscava uma integração entre educação ambiental e televisão. Será examinada a recepção da novela, visando compreender as leituras que as crianças fazem, para, enfim, mapear essa recepção infantil.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2002-12-31

Cómo citar

Melo, A. M. A. de. (2002). A criança que aprende divertindo-se e a tela que diverte educando: a recepção infantil de programas de TV lúdico-educativos ligados a educação ambiental. Linhas Críticas, 7(13), 227–240. https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2905

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.