Direitos linguísticos dos surdos no âmbito da educação superior

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DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40985

Mots-clés :

Direitos Linguísticos. Educação Superior. Surdos

Résumé

Este artigo analisa resultados de pesquisa qualitativa, cujo objetivo é analisar como estudantes surdos no ensino superior constituem-se nas relações de pertença em ambiência universitária. Parte-se da necessidade de entender de que modo as políticas linguísticas para surdos alcançam objetivos referentes aos direitos linguísticos. Metodologicamente, foram realizadas entrevistas com quatro alunos surdos, interpretadas conforme Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que as políticas linguísticas têm colaborado para acesso e permanência dos mesmos na universidade. Os participantes da pesquisa demonstram interesse em aprender, em alcançar autonomia necessária ao seu desenvolvimento profissional e humano e sinalizam para a esperança de ascensão social.

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Bibliographies de l'auteur-e

Janiny Pires Seles Bispo , Universidade Federal do Recôncavo Baiano/ UESB

Janiny Pires Seles Bispo é tradutora intérprete de Libras/português na UFRB. Pedagoga e licenciada em Letras Libras. Mestranda em letras: cultura, educação e linguagens na UESB.

Leiva Figueiredo Viana Leal , UFMG

Leiva de Figueiredo Viana Leal- Doutora em Educação(UFMG) PHD em Estudos da Linguagem.(INRP-Paris) Instituição: UFMG(Mestrado Profissional de Letras).

Kleber Aparecido da Silva

Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP e em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. É pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina

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Publié-e

2021-12-19

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Santos, V. T. dos, Bispo , J. P. S. ., Leal , L. F. V., & Silva, K. A. da . (2021). Direitos linguísticos dos surdos no âmbito da educação superior. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 435–453. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40985

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Rubrique

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem

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