Apresentação - Linguagens, direitos humanos e diversidades

Autores

Palavras-chave:

Linguagens, Direitos Humanos, Diversidades

Resumo

Este dossiê foi gestado durante diversas discussões sobre educação e sobre o incômodo de perceber o quanto estamos distantes ainda de uma educação em que prevaleçam os direitos humanos e as diversidades. Apesar de a educação, em todas as suas conformações, acompanhar o desenvolvimento da humanidade; nações, países e povos sempre a utilizaram como ferramenta de  poder, como meio para se chegar a lugares de poder, daí nossa necessidade de apresentar este dossiê com vozes oriundas de diferentes instituições e de diferentes lugares sociais.

Educação é poder e Lebrun (2004, p. 18) chama a atenção para um aspecto dicotômico do poder: “Só podemos o possuir às custas de outra pessoa” ou “o poder que possuo é a contrapartida do fato de que alguém não o possui”. No entanto, ressalta que o poder nem sempre é um “puro limite imposto à liberdade” (ibid., p. 20), já que ele se faz presente em todos os tipos de relação (econômicas, intelectuais, sexuais e em outras). Com a força dessa assertiva, podemos afirmar ser a educação uma das mais significativas arenas de poder  em que  direitos humanos e diversidades são, muitas vezes, postos à parte.

Quanto aos direitos humanos, a UNICEF[1] define-os como: "Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. Os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles". Nesse rol de obrigações encontram-se a educação e o respeito à diversidade: temas aqui discutidos.

 

[1] Disponível em <https://www.unicef.org/brazil/o-que-sao-direitos-humanos>. Acesso em 1º dez. 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP e em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Linguística Aplicada pela Penn State University. É coordenador do “Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens” (GECAL). Email: kleberunicamp@yahoo.com.br .

Francisca Cordelia Oliveira da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística pela UnB. É Doutora em Linguística pela UnB. É Professora Adjunta IV na UnB. Desenvolve pesquisas em Análise de Discurso Crítica e em Leitura e Produção de Textos tanto na graduação e quanto na pós-graduação. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Língua, Discurso e Representação (GEDIS) e é membro do GT Práticas Identitárias em Linguística Aplicada, afiliado à ANPOLL. Email: cordelia.prof@gmail.com

Sônia Margarida Ribeiro Guedes , Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Letras/Português e Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Fez estágio pós-doutoral como bolsista da CAPES na área de português escrito para surdos, metodologia e formação de professores   para pessoas surdas (UnB/CAPES,2020). Atua como professora substituta da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília, junto à área de Língua Materna, alfabetização e Literatura.  É consultora em Língua Portuguesa  e revisora de textos. Email: soniamaragarida@gmail.com

Tatiana Rosa Nogueira Dias , Secretaria de Educação  do Distrito Federal

Licenciada em Letras/Português e Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Fez estágio pós-doutoral como bolsista da CAPES  dentro da área. Atua como professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da Secretaria de Educação  do Distrito Federal (SEEDF) . Email: tatianarnd@gmail.com .

Referências

LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 2004.

QUADROS, Ronice Müller de. Libras. São Paulo: Parábola, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-19

Como Citar

Silva, K. A. da, Silva, F. C. O. da, Guedes, S. M. R., & Dias, T. R. N. (2021). Apresentação - Linguagens, direitos humanos e diversidades. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 227–231. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/41041

Edição

Seção

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)