Educação bilíngue para surdos no Brasil: reflexões críticas

Autores

Palavras-chave:

Políticas públicas. Bilinguismo surdo. Ensino-aprendizagem. Formação de professores

Resumo

Este artigo   consiste-se  em uma pesquisa bibliográfica  acerca da temática bilinguismo surdo, tendo como suporte o banco de teses da CAPES, para compreender qual o tratamento dado à questão  na última década, com  os      objetivos       de apresentar sucintamente o histórico das políticas públicas para a educação bilíngue  de  surdos no Brasil;  discutir conceitos  acerca da identidade relacionados à  educação bilíngue para surdos; arrolar as pesquisas realizadas no Brasil  em nível de doutorado, com foco na educação bilíngue  de  surdos e  discutir  as implicações dessas pesquisas  para o ensino/formação de professores bilíngues.   Os resultados mostram que os estudos   na esfera do bilinguismo surdo em nível de doutorado privilegiam o eixo temático ensino/aprendizagem em detrimento aos outros três eixos categorizados, desvelando-se, portanto, uma fragilidade que precisa ser revista. 

Palavras-chave: Políticas públicas. Bilinguismo surdo. Ensino-aprendizagem. Formação de professores.

 

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Biografia do Autor

Kleber Aparecido da Silva , Universidade de Brasília

Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP; em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Linguística Aplicada pela Penn State University

Tatiana Rosa Nogueira Dias, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Licenciada em Letras/Português e Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Fez estágio pós-doutoral como bolsista da CAPES, desenvolvendo pesquisa na área de Letramento e empoderamento feminino surdo (UnB/CAPES,2018-2020).   Atua como professora de Língua Portuguesa da   Educação Básica, junto à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). 

 

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Silva , K. A. da, Ribeiro Guedes, S. M., & Nogueira Dias, T. R. . (2021). Educação bilíngue para surdos no Brasil: reflexões críticas. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 295–315. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/40982

Edição

Seção

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem

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