Por uma linguística engajada: direitos humanos, políticas linguísticas e diversidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40926

Palavras-chave:

Linguística Engajada, Direitos Humanos, Políticas Linguísticas, Diversidades

Resumo

Na segunda semana de dezembro de 2020, o Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva, da Universidade de Brasília, a Profª Drª Tatiana R. Nogueira Dias, da Universidade de Brasília e a Profª Drª Sonia Magarida Ribeiro Guedes, da Universidade de Brasília, formalizaram um convite para a realização de uma entrevista com a Profa. Dra. Ronice Müller Quadros, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para este dossiê temático. Por conhecerem de perto, na condição de pesquisadores/as e ativistas da área de línguas e culturas minoritarizadas, com ênfase na educação bilíngue para surdos, e também da estreita relação da entrevistada com os temas como língua de sinais brasileira, aquisição da língua de sinais, bilinguismo bimodal, línguas de herança, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais e da sua longa e ilustre carreira acadêmica, esta entrevista aborda as contribuições da nossa homenageada, Profª Drª Ronice Muller Quadros, para a compreensão do complexo processo de (re)pensar as políticas linguísticas em prol das comunidades surdas, a partir de uma perspectiva crítica e/ou decolonial. Esta entrevista se desenvolveu por meio de trocas de mensagens sequenciais no espaço de nove meses, por e-mail - suporte digital e com trocas assíncronas, adequada nestes tempos desafiantes de pandemia. Esperamos que esse diálogo, assim como acontece em nossas relações e interações cotidianas e acadêmicas, lhe desperte sentimentos, aprendizados, questionamentos, novos e/ou renovados interesses, além de ser recebido como um tributo não somente ao inestimável trabalho intelectual de Quadros, mas, também, e talvez especialmente, à maneira como ela tem conduzido suas  (inter)relações com seus pares ao longo de sua vida, estimulando genuínas experiências identitárias e ricas trocas intelectuais. Que tenhamos hoje, amanhã e sempre uma Linguística sensível aos direitos, necessidades e demandas da comunidade surda em nosso país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronice Müller Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do CNPq - 1C. 

Kleber Aparecido da Silva, UnB

Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). Professor Associado 2 do Departamento de Línguística, Português e Línguas Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasíllia, onde lidera o GECAL – Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens.

Tatiana R. Nogueira Dias, Universidade de Brasília (UnB)

 Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília.

Sônia Margarida Ribeiro Guedes

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília.

Referências

BARROS, P. L. Português como Língua Segunda para Surdos II. Universidade Católica Editora. Lisboa. 2011.

BRASIL. Relatório de Educação de Surdos. Ministério da Educação. Publicado na Biblioteca Digital da UNICAMP. 2014. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=56513.

CRUZ, C. Consciência Fonológica na Língua de Sinais Brasileira (Libras) em Crianças e Adolescentes Surdos com Início da Aquisição da Primeira Língua (Libras) Precoce ou Tardio. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016.

DALLAN, M. S.; STUMPF, M. R.; MASCIA, M. A. A. Cenas de letramento em sinais: algumas experiências do uso da escrita signwriting na educação bilíngue para alunos surdos. Em Letramento na Diversidade: Surdos Aprendendo a Ler/Escrever. Mercado de Letras: Campinas, 153-178, 2018.

NASCIMENTO, S. P. Português como Língua Segunda para Surdos I. Universidade Católica Editora. Lisboa. 2010.

PEREIRA, M. C. P. O ensino de português como segunda língua para surdos: princípios teóricos e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Editora UFPR. Edição Especial n. 2, p. 143-157, 2014.

QUADROS, R. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Editora ArtMed. Porto Alegre. 1997.

QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. Ideias para ensinar português para surdos. MEC. Brasil. 2006. Disponível no Portal do MEC: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port_surdos.pdf .

QUADROS, R.; CRUZ, C. R. Instrumentos de avaliação da língua de sinais. Editora Penso. Porto Alegre, 2011.

QUADROS, R.; NEVES, B.C.; SCHMITT, D.; LOHN, J.; LUCHI, M. Língua Brasileira de Sinais: Patrimônio Linguístico Brasileiro. Editora Garapuvu. Florianópolis. Disponível no Portal de Libras:http://portal.libras.ufsc.br/, 2018.

SALLES, H. M. L.; FAULSTICH, E.; CARVALHO, O. L.; RAMOS, A. A. L. O ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Ministério da Educação. Brasília. 2004. Volume 1. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lpvol1.pdf

SALLES, H. M. L.; FAULSTICH, E.; CARVALHO, O. L.; RAMOS, A. A. L. O ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Ministério da Educação. Brasília. 2004. Volume 2. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lpvol2.pdf

SILVA, G. M. Interações em sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem da leitura em português no caso de aprendizes surdos. In: SILVA, I. R.; SILVA, M. P. M. (Orgs) Letramento na Diversidade: Surdos Aprendendo a Ler/Escrever. Mercado de Letras. Campinas. p. 41-74, 2018.

SILVA, R.; SILVA, M. P. M. Letramento na Diversidade: Surdos Aprendendo a Ler/Escrever. Mercado de Letras. Campinas. 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-19

Como Citar

Quadros, R. M., Silva, K. A. da, Dias, T. R. N. ., & Guedes, S. M. R. (2021). Por uma linguística engajada: direitos humanos, políticas linguísticas e diversidades. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 486–495. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40926

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)