Formação docente em tempo de crise: Perspectivas a uma educação humanizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.34041

Palavras-chave:

Ensino tecnológico; Ensino remoto; Educação humanizadora; Tempo de crise.

Resumo

O artigo objetiva fundamentar-se no ensino tecnológico e a repercussão do trabalho docente com a ferramenta Teams da Microsoft, implantada pelo Centro Paula Souza, às aulas online. A primeira parte, reflexão sobre a formação docente à luz de Paulo Freire (1987-1997) et al. A segunda, optou-se por analisar respostas de docentes em relação ao ensino remoto, pesquisa realizada por um aluno para o trabalho de conclusão de curso. Tal análise teve a autorização da coordenação e do professor orientador. A última parte, relaciona-se à conclusão do artigo com uma proposta de educação humanizadora em tempo de crise do Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Helena Nunes, FATEC - Indaiatuba, Itu e Sorocaba

Possui mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (2000) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (2006). É professora da Faculdade Ciências e Letras, bem como professora da Fatec/Itu, aprovada em concurso público, para o cargo de Língua Portuguesa, no curso de Mecatrônica. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros do discurso, semiótica discursiva, sincretismo, leitura, perspectiva educacional e categorias semânticas e plásticas. 

Referências

BAKHTIN, Mikhail (1929). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1992.

BAKHTIN, Mikhail (1979). Estética da criação verbal. SP: Martins fontes, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

LANDOWSKI, Eric. (1997). Presenças do Outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

NUNES, César. Educação em Direitos Humanos no Brasil Atual: Fundamentos Políticos e Práticas Pedagógicas Possíveis. In: NUNES, César Augusto; GOMES, Catarina (org.). Direitos Humanos: Educação e Democracia. Campinas: Brasílica, 2019. p. 35-52.

Disponível: https://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/. Acesso em: 30 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-19

Como Citar

Silva, K. A. da, & Nunes, R. H. . (2021). Formação docente em tempo de crise: Perspectivas a uma educação humanizadora. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 22(2), 22–41. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.34041

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)