Formação docente em tempo de crise: Perspectivas a uma educação humanizadora
DOI:
https://doi.org/10.26512/les.v22i2.34041Palavras-chave:
Ensino tecnológico; Ensino remoto; Educação humanizadora; Tempo de crise.Resumo
O artigo objetiva fundamentar-se no ensino tecnológico e a repercussão do trabalho docente com a ferramenta Teams da Microsoft, implantada pelo Centro Paula Souza, à s aulas online. A primeira parte, reflexão sobre a formação docente à luz de Paulo Freire (1987-1997) et al. A segunda, optou-se por analisar respostas de docentes em relação ao ensino remoto, pesquisa realizada por um aluno para o trabalho de conclusão de curso. Tal análise teve a autorização da coordenação e do professor orientador. A última parte, relaciona-se à conclusão do artigo com uma proposta de educação humanizadora em tempo de crise do Covid-19.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (1929). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1992.
BAKHTIN, Mikhail (1979). Estética da criação verbal. SP: Martins fontes, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
LANDOWSKI, Eric. (1997). Presenças do Outro. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
NUNES, César. Educação em Direitos Humanos no Brasil Atual: Fundamentos Políticos e Práticas Pedagógicas Possíveis. In: NUNES, César Augusto; GOMES, Catarina (org.). Direitos Humanos: Educação e Democracia. Campinas: Brasílica, 2019. p. 35-52.
Disponível: https://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/. Acesso em: 30 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.