Niños y adolescentes y la pobreza multidimensional en Brasil: la señal de advertencia para la fraternidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47415

Palabras clave:

Pobreza multidimensional, Niños y adolescentes, Alfabetización informacional, Fraternidad

Resumen

La pobreza multidimensional que enfrentan los niños y adolescentes es un fenómeno  multifacético, vinculado a factores culturales, sociales, educativos, económicos y normativos.  La investigación se basa en el Estudio del UNICEF: “Las Múltiples Dimensiones de la Pobreza en la Infancia y la Adolescencia en Brasil”, de 2023. La investigación recurre a otras figuras orientadoras: la alfabetización informacional, para revisar la privación de derechos derivada del no acceso a internet en el ámbito de la infancia y la adolescencia, y la fraternidad, desde la perspectiva de la cooperación, el diálogo, la comunicación. Se adopta el método deductivo a través de la revisión bibliográfica, nacional y extranjera, especialmente documentos de UNICEF. En conclusión, la investigación reafirma la importancia de estas categorías, con el objetivo de corregir las privaciones denunciadas en el Estudio, en el que 6 de cada 10 niños en Brasil están incluidos en pobreza multidimensional.

Biografía del autor/a

Geralda Magella de Faria Rosseto, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutorado em Direito pelo PPGD/UFSC. Mestrado em Direito pelo PPGD/UNISINOS. Professora convidada de cursos de graduação e pós-graduação. Advogada com ênfase em curadoria de dados pessoais. Presta mentoria junto ao Instituto Universitário Sophia ALC (América Latina e Caribe). Membro da Rede Universitária para Estudos sobre a Fraternidade (RUEF).  Pesquisadora do NEJUSCA - Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade, vinculados aos Grupos do Diretório de Pesquisa do CNPq. Procuradora Federal da AGU aposentada.

Josiane Rose Petry Veronese, niversidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professora Titular da Disciplina de Direito da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutora e Mestre em Direito pela UFSC, com pós-doutorado pela PUC Serviço Social/RS e em Direito pela UnB. Professora dos Programas de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Direito-UFSC. Coordenadora do NEJUSCA - Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade, vinculados aos Grupos do Diretório de Pesquisa do CNPq.

Citas

BONAMI, Beatrice. O que são literacias de mídia e como elas impactam o futuro da educação? Disponível em: https://itsrio.org/pt/search/?title=beatrice+bonami; https://itsrio.org/pt/artigos/o-que-sao-literacias-de-midia-e-como-elas-impactam-o-futuro-da-educacao/. Acesso em: 21 fev. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 fev. 2023. Acesso em: 21 fev. 2023a.

ESTADÃO. UNICEF: Ao menos 32 milhões de crianças e adolescentes vivem na pobreza no Brasil. Paula Laboissiére. 14 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/brasil/unicef-ao-menos-32-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-vivem-na-pobreza-no-brasil/. Acesso em: 21 fev. 2023.

FONSECA, Reynaldo Soares da; FONSECA, Rafael Campos Soares da. Federalismo Fraternal: concretização do princípio da fraternidade no federalismo. In:

FRÓZ SOBRINHO, José de Ribamar; VELOSO, Roberto Carvalho; LIMA, Marcelo de Carvalho; TEIXEIRA, Márcio Aleandro Correia; APOLIANO JÚNIOR, Ariston Chagas (Orgs.). Direitos Humanos e Fraternidade: estudos em homenagem ao Ministro Reynaldo Soares da Fonseca [recurso eletrônico]. São Luís: ESMAM e EDUFMA, 2021. v. 1, p. 20-38.

MAZZUCATO, Mariana. O Estado Empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. setor privado. Tradução Elvira Serapicos. São Paulo: Portfolio Penguin – Grupo Companhia das Letras, 2014.

PENNA, Caetano C. R. Palestra sobre Ciência e Tecnologia e Inovação. Sindicato Nacional de Gestores em C&T SindGCT. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0adFDHDUxbg. Acesso em: 26 fev. 2023.

ROPELATO, Daniela. Notas sobre participação e fraternidade. In: BAGGIO, Antonio Maria (Org.) O princípio esquecido: a fraternidade na reflexão atual das ciências políticas. São Paulo: Cidade Nova, 2008. p. 85-126.

VIEIRA, Cláudia Maria Carvalho do Amaral; VERONESE, Josiane Rose Petry. Crianças Encarceradas: a proteção Integral da criança na execução penal feminina da pena privativa de liberdade. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2015.

UNESCO. Transformações e Inovações Digitais no Brasil. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/digital-transformation-brazil. Acesso em: 14 fev. 2023.

UNICEF (BRASIL). As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil: Estudo sobre as privações de direitos que afetam crianças e adolescentes no País. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/22676/file/multiplas-dimensoes-da-pobreza-na-infancia-e-na-adolescencia-no-brasil.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023a.

UNICEF (BRASIL). Destaques: As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil: Estudo sobre as privações de direitos que afetam crianças e adolescentes no País. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/as-multiplas-dimensoes-da-pobreza-na-infancia-e-na-adolescencia-no-brasil. Acesso em: 17 fev. 2023b.

UNICEF (BRASIL): Fundo das Nações Unidas para a Infância. Sobre o UNICEF. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/sobre-o-unicef. Acesso em: 21 fev. 2023c.

UNICEF (BRASIL). Proteção. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/protecao. Acesso em: 23 fev. 2023d.

UNICEF. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Ainda é possível mudar 2030. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 23 fev. 2023.

VERONESE, Josiane Rose Petry. Das Sombras à Luz: O Reconhecimento da Criança e do Adolescente como Sujeitos de Direitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.

Publicado

31.07.2023

Cómo citar

MAGELLA DE FARIA ROSSETO, Geralda; PETRY VERONESE, Josiane Rose. Niños y adolescentes y la pobreza multidimensional en Brasil: la señal de advertencia para la fraternidad. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales], Brasília, v. 9, n. 2, p. 417–442, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47415. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47415. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.