O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores/as

  • Edmarcius Carvalho Novaes Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
  • Sandra Aparecida Barbosa Souza Instituto Mineiro de Ensino Superior
  • Wanderson Pereira Universidade Vale do Rio Doce

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgencia.v5i2.29081

Palabras clave:

Paulo Freire, Direito à educação, Pessoa em situação de rua

Resumen

O presente artigo tem por objetivo compreender como a educação se constitui em um direito que contribui nos processos de ressignificação de vida da população em situação de rua. Assim, analisa a relação entre a execução de políticas de atendimento à esse grupo e as propostas pedagógicas da Educação Popular de Rua, na realidade da cidade mineira de Governador Valadares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a realização de revisão bibliográfica e documental, e relato de experiência sobre intervenção socioeducativa a partir das contribuições de Paulo Freire. Resulta-se na comprovação de uma organização nacional da política de atendimento ao referido público, que tem sido implantadas de forma sistêmica considerando as demandas específicas de cada localidade, mas que no entanto carente de profissionais capacitados para uma melhor atuação. Conclui-se que a educação é um direito que deve dialogar com as demais políticas públicas destinadas à população de rua, numa perspectiva que fomente a construção de novas identidades e de pertencimento à sociedade.

Biografía del autor/a

Sandra Aparecida Barbosa Souza, Instituto Mineiro de Ensino Superior

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (2017), pós-graduada em Gestão Educacional, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Inclusiva e Especial e Alfabetização, Letramento e Educação Infantil pelo Instituto Mineiro de Ensino Superior (2018). Professora Regente de Turma na Creche Manuela Domingas de Castro, em Governador Valadares. 

Wanderson Pereira, Universidade Vale do Rio Doce

Graduado em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2017).

Citas

ALMEIDA, Sara Ferreira de. População em situação de rua e o retorno à educação escolar: entre dificuldades e possibilidades. In: Congresso Internacional de Pedagogia Social, p. 14; 2012, São Paulo. Proceedings online. Associação Brasileira de Educadores Sociais. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200030&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 20 de abril de 2017.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BORTOLIM, Sérgio da Costa. A política educacional como instrumento da cidadania. Revista Acadêmica, 2014, n. 14, p. 143-155.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal. Brasília.1988.

________. Decreto nº. 7.053, de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Senado Federal. Brasília.1988.

________. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Senado Federal. Brasília.1996.

________. Lei nº 11.258, de 30 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a organização da Assistência Social. Senado Federal. Brasília. 2005.

_________. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop SUAS e População em Situação de Rua. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília. 2005.

_________. Portaria nº 843 de 28 de dezembro de 2010. Dispõe sobre o cofinanciamento federal, por meio do Piso Fixo de Média Complexidade - PFMC, dos serviços socioassistenciais ofertados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS e pelos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua, e dá outras providências. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília. 2010.

_______¬__. Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Conselho Nacional de Assistência Social. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília. 2009.

COSTA, Ana Paula Motta. População em situação de rua: contextualização e caracterização. Revista Virtual Textos & Contextos, nº 4, ano IV, dez. 2005.

FREIRE, Paulo. FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

____________. In: FREIRE, Ana Maria Araújo (org.). Pedagogia da tolerância. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

____________. Ação cultural para a liberdade. 2ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1977

____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa - 45ª edição - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

____________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

____________. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GALEANO, Eduardo. Veias continuam abertas na América Latina. Entrevista concedida a Mario Augusto Jakobskind. 2009. Disponível em: <www.outerspace.com.br>. Acesso em 21 de abril de 2017.

GOVERNADOR VALADARES. Secretaria Municipal de Assistência Social. Diagnostico da população de Governador Valadares em situação de rua. CAETANO, Cristina Salles; FERNANDES, Simone Maria; COSTA, Zilá Raquel Pereira. Governador Valadares, dez. de 2016.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

MACHADO, Thayse. População em situação de rua e sociedade: Uma relação marcada por preconceito e estigma. 2014. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

PAIVA, Jacyara Silva de. Epistemologia da educação social de rua. In: III I Congresso Internacional de Pedagogia Social, p. 3; 2010, São Paulo. Proceedings online. Associação Brasileira de Educadores Sociais. Disponível em:http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092010000100015&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 21 de abril de 2017.

PETRUS, Romans, Mercé. Profissão: Educador Social. Mercé Romans, Antoni Petrus, Jaume Trilla, trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artimed, 2003.

PINEL, Hiran; COLODETE, Paulo Roque; PAIVA, Jacyara Silva. Pedagogia Social: definições, formação, espaços de trabalho, grandes nomes e epistemologias. Revista Conhecimento em Destaque. Serra. ES, v. 01, n. 02, jul/dez. 2012.

PINI, Francisca Rodrigues de Oliveira. Educação popular e os seus diferentes espaços: educação social de rua, prisional e campo. Campinas, dez. de 2006.

VELHO, Gilberto. Projeto e Metamorfose ”“ Antropologia das Sociedades Complexas. 3ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

VIEIRA, Maria. População de rua: quem é? Como vive? Como é vista? São Paulo: Hucitec, 1992.

Publicado

07.02.2020

Cómo citar

NOVAES, Edmarcius Carvalho; BARBOSA SOUZA, Sandra Aparecida; PEREIRA, Wanderson. O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales], Brasília, v. 5, n. 2, p. 190–214, 2020. DOI: 10.26512/insurgencia.v5i2.29081. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/29081. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.