Infancias plurales y promoción de la salud mental infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47049

Palabras clave:

Praxis psicosocial, Salud mental de niños y adolescentes, Jugar, Lúdico, Pandemia de COVID-19

Resumen

Este artículo teórico-conceptual tiene como objetivo discutir la cuestión de la promoción de la salud mental en los niños, presentando la relación entre ese campo y las experiencias lúdicas y culturales. La historia de la salud mental de niños y adolescentes también será tema de discusión en este trabajo, así como la problematización de las concepciones de infancia que subyacen en las prácticas de cuidado. Proponemos la construcción de una praxis basada en un proyecto político y ético en el que se respeten las dimensiones de diversidad y pluralidad; del mismo modo, que se reconoce la necesidad de experiencias lúdicas y culturales para la población infantil y juvenil. Por ello, discutimos el poder del juego, el arte y la cultura como vector de transformación subjetiva y social.

Biografía del autor/a

Luiza de Fátima dos Santos de Alencastro, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (2018). Tem experiência na área da saúde mental, das intervenções psicossociais, dos direitos humanos, do gênero e da clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atualmente, atende em consultório particular e no Ambulatório Infantil e Adolescente do Anankê. Desenvolve pesquisa em saúde mental, infância, adolescência e intervenções psicossociais.

Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Psicóloga e Pedagoga pela Universidade de Brasília, com mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura e da graduação em Psicologia na Universidade de Brasília. Atuou como coordenadora do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), serviço-escola de Psicologia na UnB e também foi editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa. É coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidade (LABFAM), na UnB. Orienta mestrado e doutorado em temas relacionados às Intervenções Psicossociais no campo das vulnerabilidades. Os projetos de pesquisas mais recentes envolvem temáticas como sexting, violência sexual, gênero, empregabilidade de travestis e transexuais, medidas socioeducativas, políticas públicas na área de direitos humanos. Desenvolve orientações também no campo das Intervenções terapêuticas, principalmente voltadas aos adolescentes e jovens e suas famílias, na abordagem sistêmica.

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Publicado

31.07.2023

Cómo citar

DOS SANTOS DE ALENCASTRO, Luiza de Fátima; MAGALHÃES LORDELLO BORBA SANTOS, Silvia Renata. Infancias plurales y promoción de la salud mental infantil. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales], Brasília, v. 9, n. 2, p. 141–166, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47049. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47049. Acesso em: 8 nov. 2024.

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