Educação popular em torno de uma plataforma política – o impacto do trabalho em rede de movimentos sociais pelos direitos das juventudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i1.42255

Palavras-chave:

movimentos sociais, redes, juventudes, Educação popular

Resumo

O artigo objetivou discutir o alcance de atividades educativas de trabalho colaborativo em rede nos movimentos sociais pelos direitos das juventudes, por meio da análise das atividades de educação popular em torno da Plataforma Política elaborada pelo Fórum das Juventudes da Grande Belo Horizonte em 2014. O trabalho foi desenvolvido por meio da análise de diversos documentos produzidos pelo Fórum das Juventudes, bem como por observação participante nas atividades do grupo. A análise evidenciou que, embora a proposta de rede pressuponha uma horizontalidade, um centro mobilizador é fundamental. Além disso, não necessariamente haverá uma dicotomia entre formação de base e controle social. Tais iniciativas se fazem ainda mais necessárias no atual contexto político brasileiro.

Biografia do Autor

Laís Barbosa Patrocino, Universidade do Estado de Minas Gerais, Carangola, Minas Gerais, Brasil

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais; doutora em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz Minas Gerais. Cientista social e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa nos campos de direitos das juventudes e educação em saúde e sexualidade.

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Publicado

08.10.2022

Como Citar

BARBOSA PATROCINO, Laís. Educação popular em torno de uma plataforma política – o impacto do trabalho em rede de movimentos sociais pelos direitos das juventudes. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 1, p. 527–542, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i1.42255. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/42255. Acesso em: 7 out. 2024.