O Círculo de Cultura e sua função política
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40696Palavras-chave:
Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire, Círculo de Cultura, PráxisResumo
O presente verbete explora a proposição do Círculo de Cultura na obra de Paulo Freire, defendendo o caráter político que possui enquanto espaço pedagógico de libertação dos oprimidos, através da criação de uma consciência crítica que resulte em uma ação no mundo. Para tanto, são expostos os conceitos fundamentais do Círculo de Cultura na Pedagogia do Oprimido, e uma exemplificação prática do uso de Círculo de Cultura, para demonstrar como não é possível pensar no Círculo de Cultura, de maneira crítica, sem partir da noção dialética da contradição entre opressores e oprimidos e a possibilidade de sua superação, recusando, portanto, a noção de que o círculo de cultura seja apenas uma ferramenta de aprendizado, o que ignora seus aspectos políticos, éticos e sociais.
Referências
FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. 22. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo: Pedagogia do Oprimido. 68. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. / Esta publicación es licenciada bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Atribución-Sin Derivaciones / This publication is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.