Práticas da pós-graduação Direitos Sociais do campo

Fortalecendo a relação ensino-pesquisa-extensão

Autores

  • Erika Macedo Moreira

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgncia.v1i1.18787

Palavras-chave:

movimentos sociais. universidade. PRONERA. residência agrária. direitos sociais do campo

Resumo

O tema, dentro da configuração da mesa, relaciona-se com as mudanças teórico-metodológicas, relacionadas à pesquisa em direito. Em formato de uma narrativa sobre as ações desenvolvidas no Programa de Pós Graduação (latu sensu) Direitos Sociais do Campo ”“ Residência Agrária, a ideia é trazer as potencialidades no desenvolvimento das pesquisas empíricas no direito, refletindo sobre os marcos epistemológicos, teóricos e metodológicos, que interessam nossa prática na relação entre pesquisa e movimentos sociais. O Programa é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de Goiás/ Regional Cidade de Goiás, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA ”“ INCRA/ MDA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq e os Movimentos Sociais. O principal objetivo do texto é demonstrar como a chegada dos movimentos sociais de luta pela terra à universidade, promove rupturas temáticas, pedagógicas, epistêmicas e metodológicas, permitindo a oxigenação da universidade e a transformação das práticas da educação jurídica.

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Publicado

02.11.2015

Como Citar

MOREIRA, Erika Macedo. Práticas da pós-graduação Direitos Sociais do campo: Fortalecendo a relação ensino-pesquisa-extensão. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 1, n. 1, p. 32–56, 2015. DOI: 10.26512/insurgncia.v1i1.18787. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/18787. Acesso em: 28 abr. 2024.

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