APRESENTAÇÃO - A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências

Autores

  • Bruce Gilbert
  • Priscylla Joca
  • Janaína Tude Seva
  • Hugo Belarmino de Morais
  • Erika Macedo Moreira

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgencia.v5i1.28885

Resumo

Os textos do Dossiê Temático que seguem abaixo para a apreciação dos leitores são o resultado de um esforço coletivo empreendido por pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições do Brasil e do Canadá, a fim de refletir sobre conflitos socioambientais e o papel das diversas lutas e movimentos para a garantia de direitos socioambientais, no Norte e no Sul Globais.

A ideia do Dossiê nasceu, inicialmente, após a realização de um congresso em outubro de 2017 na Bishop's University, em Sherbrooke (Québec-Canadá), intitulado “A luta pelos direitos socioambientais: o Brasil e o Canadá em Solidariedade.” Este foi um momento importante para realização de diálogos e trocas de experiências sobre diferentes conjunturas e contextos, em um momento de tamanhas violações de direitos e de avanço conservador em nível global. O evento foi um grande sucesso e apontou para uma possibilidade de compartilhamento das reflexões lá desenvolvidas em formato de dossiê.

Downloads

Publicado

24.12.2019

Como Citar

GILBERT, Bruce; JOCA, Priscylla; SEVA, Janaína Tude; DE MORAIS, Hugo Belarmino; MOREIRA, Erika Macedo. APRESENTAÇÃO - A Luta pelos Direitos Socioambientais: retrocessos, lutas e re-existências. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 5, n. 1, p. 5–17, 2019. DOI: 10.26512/insurgencia.v5i1.28885. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/28885. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>