Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor

Autores

  • Bernadette Bárbara Sebastian Barga Bomfim Universidade de Brasília
  • Mariney Pereira Conceição Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.695

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de línguas;, Crenças de aprendizagem de línguas;, Formação de professores

Resumo

Neste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, consequentemente,com sua prática docente.

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Biografia do Autor

Bernadette Bárbara Sebastian Barga Bomfim, Universidade de Brasília

Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade de Brasília ”“ UnB

Mariney Pereira Conceição, Universidade de Brasília

Professora Doutora da Universidade de Brasília ”“ UnB

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Publicado

2011-04-09

Como Citar

Bomfim, B. B. S. B., & Conceição, M. P. (2011). Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 8(1), 54. https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.695

Edição

Seção

Artigos