Uma experiencia de ética e aprendizagem-serviço entre alunos de tradução e jovens em vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.38146

Palavras-chave:

reflexão na ação, Tradução, educação superior, ética docente, Linguística Aplicada

Resumo

Enquadrada no projeto de investigação de Pós-Graduação “Ética na formação de professores de línguas”, esta experiência de Serviço-Aprendizagem narra o projeto de extensão universitária, dirigido a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e realizado por dez alunos de Tradução Espanhol da Universidade de Brasília em 2015–2016. Os seus objetivos foram promover o trabalho social, a prática docente para universitários e desenvolver a consciência e da ética profissional ensinando cursos de espanhol instrumental. Articulada na observação e reflexão prévia e posterior, a pesquisa, de desenho misto, tem análise de casos e questionários abertos para conhecer as crenças, expectativas e opiniões dos alunos. As bases teóricas de apoio foram Rodríguez-Gallego e Ordóñez-Sierra (2015) e Puig et al. (2011). Como resultado, o desempenho académico dos universitários melhorou e os conceitos teóricos foram consolidados. No que tange ao âmbito pessoal, as habilidades sociais e de comunicação foram aprimoradas. No aspeto profissional, foram adquiridas qualidades e aptidões para a docência. Por fim, na esfera social, houve maior consciência das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUILERA-JIMÉNEZ, A.; GÓMEZ DEL CASTILLO, M. T. Propiedades psicométricas del Cuestionario de Satisfacción del Voluntariado Universitario en Comunidades de Aprendizaje. 2014. Disponible en: http://personal.us.es/aguijim/11_06_Propiedades_Psicometricas_SAVU_Articulo_completo.pdf

BATES, A. K.; DRITS, D.; ALLEN, C.; MCCANDLESS, P. Service learning as an instructional strategy for the preparation of teachers. The Journal of Effective Teaching, v. 9, p 5-23, 2009. Disponible en: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1092201.pdf.

CONWAY, J. M.; AMEL, E. L.; GERWIEN, D. P. Teaching and learning in the social context: a metaanalysis of service learning’s effects on academic, personal, social, and citizenship outcomes. Teaching of Psychology, v. 36, p. 233-245, 2009. Disponible en: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1080/00986280903172969.

DUMAS, C. Community-based service learning: does it have a role in management education? International Journal of Value-Based Management, v. 15, p. 249-264, 2002. Disponible en: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1020198225165. doi: 10.1023/A:1020198225165

FINK, L.D. Creating significant learning experiences: an integrated approach to designing college courses. Hoboken, N. J.: Jossey-Bass, 2003.

FOLGUEIRAS, P.; LUNA, E.; PUIG, G. Aprendizaje y servicio: estudio del grado de satisfacción de estudiantes universitarios. Revista de Educación, v. 362, p. 159-185, 2013. DOI:10.4438/1988-592X-RE-2011362-157.

FURCO, A. Impacto de los proyectos de aprendizaje-servicio, en Programa Nacional Educación Solidaria. Unidad de Programas Especiales Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología: aprendizaje y servicio solidario en la Educación Superior y en los sistemas educativos latinoamericanos. Actas del 7º Seminario Internacional Aprendizaje y Servicio Solidario. República Argentina, p. 19-26, 2005. DOI: 10.3200/CTCH.56.4.247-254.

GONZÁLEZ, C. Estilos de aprendizaje: investigaciones y experiencias. In: V CONGRESO MUNDIAL DE ESTILOS DE APRENDIZAJE. Actas…, Santander, 2012.

KOLB, D. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1984.

LEVESQUE-BRISTOL, C.; KNAPP, T. D.; FISHER, B. J. The effectiveness of service-learning: It’s not always what you think. Journal of Experiential Education, v. 33, n. 3, p. 208-224, 2010. DOI: 10.1177/105382590113300302.

MAHASNEH, R.; TAWALBEH, A.; AL-SMADI, R.; GHAITH, S.; DAJANI, R. Integrating service learning in Jordanian higher education. Innovations in Education and Teaching International, v. 49, n. 4, p. 415-425, 2012. DOI:10.1080/14703297.2012.728874.

MURPHY, T. Conversations on engaged pedagogies, independent thinking skills and active citizenship. Educational Research, v. 20, n. 1, p. 39-46, 2010. Disponible en: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.603.7484&rep=rep1&type=pdf.

NOVAK, J. M.; MARKEY, V.; ALLEN, M. Evaluating cognitive outcomes of service learning in higher education: a meta-analysis. Communication Research Reports, v. 24, n. 2, p. 149-157, 2007. DOI: 10.1080/08824090701304881.

PUIG, J.M.; GIJÓN, M.; MARTÍN, X.; RUBIO, L. Aprendizaje servicio y educación para la ciudadanía. Revista de Educación, número extraordinario 2011, p. 45-67, 2011. Disponible en: http://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:240fb305-454b-4f53-93e3-9bf0932ef5e5/re201103-pdf.pdf.

RODRÍGUEZ-GALLEGO, M. R. El aprendizaje-servicio como estrategia metodológica en la Universidad. Revista Complutense de Educación, v. 25, n. 1, p. 95-113, 2014. DOI: 10.5209/revRCED.2014.v25.n1.41157.

RODRÍGUEZ-GALLEGO, M. R.; ORDÓÑEZ-SIERRA, R. Una experiencia de aprendizaje-servicio en comunidades de aprendizaje. Profesorado: Revista de Currículum y Formación de Profesorado, v. 19, n. 1, p. 314-333, 2015. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/567/56738729015.pdf.

ROOT, S.; CALLAHAN, J.; SEPANSKI, J. Building teaching dispositions and service learning practice: a multi-site study. Michigan Journal of Community Service-Learning, v. 8, p. 50-60, 2002. Disponible en: http://hdl.handle.net/2027/spo.3239521.0008.205.

SCOTT, J. B. The practice of usability: teaching user engagement through service learning. Technical Communication Quarterly, v. 17, n. 4, p. 381-412, 2008. DOI: 10.1080/10572250802324929.

SHRADER, E.; SAUNDERS, M.; MARULLO, S.; BENATTI, S.; WEIGERT, K. Institutionalizing community-based learning and research: the case for external networks. Michigan Journal of Community Service Learning, v. 14, n. 2, p. 27-40, 2008. Disponible en: http://hdl.handle.net/2027/spo.3239521.0014.203.

STRAND, K.; MARULLO, S.; CUTFORTH, N.; STOECKER, R.; DONOHUE, P. Community based research and higher education: principles and practices. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2003.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Bases de la investigación cualitativa. Colombia: Ed. Univ. Antioquía, 2002.

SWORDS, A. C.; KIELY, R. Beyond pedagogy: service learning as movement building in higher education. Journal of Community Practice, v. 18, n. 2-3, p. 148-170, 2010. DOI:10.1080/10705422.2010.487253.

VÉLEZ MUÑOZ DE BUSTILLO, M. M. Reciclando-nos: un proyecto de aprendizaje y servicio en educación infantil. Trabajo Fin de Grado, 2014. Disponible en: http://rodin.uca.es/xmlui/bitstream/handle/10498/16626/16626.pdf.

VERJEE, B. Service-learning: charity-based or transformative?. Transformative Dialogues: Teaching and Learning Journal, v. 4, n. 2, p. 1-13, 2010. Disponible en: https://www.kpu.ca/sites/default/files/Teaching%20and%20Learning/TD.4.2.2_Vergee_Service_Learning.pdf.

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Silvestre, A. (2021). Uma experiencia de ética e aprendizagem-serviço entre alunos de tradução e jovens em vulnerabilidade social. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(2), AG4. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.38146

Edição

Seção

Artigos