A influência do afeto no aprendizado de línguas: um foco em ansiedade

Autores

  • Renata Maria Moschen Nascente Universidade Estadual Paulista, Araraquara, Brasil
  • Dirce Charara Monteiro Universidade Estadual Paulista, Araraquara, Brasil

Palavras-chave:

Língua, aprendizado, ansiedade, brasileiros, estudantes

Resumo

Devido à prevalência da Ansiedade como uma das variáveis afetivas mais influentes no processo de aprendizagem de língua estrangeira, este estudo teve como objetivo mapear, analisar e discutir os fatores geradores de Ansiedade em Línguas Estrangeira (Horwitz et al, 1991) experimentada por um grupo de estudantes brasileiros de inglês. A investigação foi conduzida em uma escola de idiomas localizada na cidade de São Carlos, estado de São Paulo, Brasil. Os sujeitos foram vinte nove alunos de nível básico e pré intermediário. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso e os instrumentos de pesquisa foram uma escola, diários e entrevistas semiestruturadas. As autoras identificaram os três fatores constituidores do construto Ansiedade em Língua Estrangeira, a apreensão em situações de comunicação, o medo da avaliação negativa e a ansiedade causada por testes como os elementos predominantes na geração da ansiedade diagnosticada no grupo pesquisado. Devido à interdependência destes fatores ansiogênicos, foi concluído que sua identificação e mapeamento podem ser relevantes na orientação de novas pesquisas neste campo e de professores de línguas que deseje, abordar e superar o problema da ansiedade de seus alunos.

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Publicado

2003-06-01

Como Citar

Nascente, R. M. M. ., & Monteiro, D. C. . (2003). A influência do afeto no aprendizado de línguas: um foco em ansiedade. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 2(1), 61–81. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/36675

Edição

Seção

Artigos