Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras

Autores

  • Fernanda Silva Veloso USP ”“ Pós-Doc CAPES/PNPD
  • Douglas Altamiro Consolo UNESP -IBILCE

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1226

Palavras-chave:

Crenças;, Compreensão oral;, Língua italiana;, Formação de professores

Resumo

Neste artigo objetivamos apresentar e discutir algumas das crenças no tocante à compreensão oral de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Italiano. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a todos os alunos, logs e entrevistas realizadas por cinco alunos participantes diretos da pesquisa, observação de aulas, gravações audiovisuais e diários. Para fundamentar a discussão, tomamos como base obras de autores que discutiram o conceito de crenças e a definição da habilidade de compreensão oral. A análise dos dados sugere que parte dos alunos concluintes se mostrou desmotivada e apresentou baixas expectativas no que se refere à competência na compreensão oral devido a diversos obstáculos que encontraram ao longo de sua formação. No entanto, crenças emergentes dos dados, como a importância do insumo visual para a compreensão do texto oral, refletem-se positivamente para o alcance de uma proficiência satisfatória em compreensão oral.

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Biografia do Autor

Douglas Altamiro Consolo, UNESP -IBILCE

Professor de Língua Inglesa junto ao Departamento de Letras Modernas do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (UNESP)

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Publicado

2014-06-19

Como Citar

Veloso, F. S., & Consolo, D. A. (2014). Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 12(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1226

Edição

Seção

Artigos