Ensino de espanhol sob o viés de língua como recurso econômico: a representação cultural hispânica na coleção Aula Internacional – Nueva Edición

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46386

Mots-clés :

ensino de espanhol, livro didático, políticas linguísticas

Résumé

O lugar de protagonismo comumente ocupado pela Espanha nos textos e atividades de livros didáticos de espanhol como língua adicional impacta não apenas no sentido numérico-quantitativo, mas também pelo seu modo de representação sociocultural. Essa centralização eurocêntrica acentua-se ainda mais quando analisamos livros produzidos por editoras espanholas. Nesse sentido, objetivamos, neste artigo, discutir sobre a representação da cultura hispânica, em especial a espanhola, em livros didáticos (LDs) de espanhol de circulação global. Para tanto, analisaremos, quantitativo e qualitativamente, a coleção Aula Internacional – Nueva Edición (CORPAS; GARCÍA; GARMENDIA; 2013; CORPAS; GARMENDIA; SORIANO, 2013; CORPAS; GARMENDIA; SORIANO, 2014; CORPAS et al., 2014a; CORPAS et al., 2014b), da editora Difusión. Como referenciais teóricos, nos baseamos nos conceitos de poder e regimes de verdade (FOUCAULT, 1979) e no viés de “espanhol como recurso econômico”, como parte de uma política de expansão linguística (LAGARES, 2018; DEL VALLE, 2007). A análise aponta para uma abordagem cultural pautada na mercantilização do ensino da língua em prol do interesse espanhol, contribuindo para a manutenção da sua soberania. Urge-nos, portanto, desenvolver uma prática educacional que busque o rompimento dessa lógica hegemônica, de modo que a América Latina deixe de ocupar um lugar de marginalização nesses materiais didáticos. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafaela Iris Trindade Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol pelo PROPGPEC/Colégio Pedro II. Possui experiência em ensino de espanhol e de português como língua adicional. Atualmente, é mestranda (bolsista CAPES) em Letras Neolatinas pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ e desenvolve pesquisa dentro dos temas: variação linguística, material didático e ensino de espanhol para brasileiros.

Ana Beatriz Simões da Matta, Colégio Pedro II

Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português-Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Mestre em Linguística pela UERJ e possui pós-graduação Latu Sensu em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET- RJ e doutoranda em Letras Neolatinas pela UFRJ. Tem interesse em pesquisas sobre tecnologias digitais e escolarização doméstica , além de leitura e produção textual em Língua Portuguesa. Atualmente, é Professora efetiva de Língua Espanhola do Colégio Pedro II.

Références

BOHN, H. I. Os aspectos “políticos” de uma política de ensino de línguas e literaturas estrangeiras. Linguagem & Ensino, v. 3, n. 1, p. 117-138, 2000.

BRASIL. Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 8 ago. 2015.

CASSIANO, C. C. F. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na educação nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

CORPAS, J.; GARCÍA, E.; GARMENDIA, A. Aula internacional 1 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2013.

CORPAS, J.; GARMENDIA, A.; SORIANO, C. Aula internacional 2 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2013.

CORPAS, J.; GARMENDIA, A., SORIANO, C. Aula internacional 3 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2014.

CORPAS, J. et al. Aula internacional 4 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2014a.

CORPAS, J. et al. Aula internacional 5 – curso de español nueva edición. Barcelona: Difusión, 2014b.

DEL VALLE, J. La lengua, patria común: la hispanofonía y el nacionalismo panhispánico. In: _____. (Org.). La lengua, ¿patria común?: ideas e ideologías del español. Madrid: /Frankfurt: Iberoamericana/Vervuet, 2007. p. 31-56.

DUBOC, A. P. Letramento crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. Campinas, SP: Pontes, 2014. p. 195-207.

ERES FERNÁNDEZ, I. G. M. La producción de materiales didácticos de español lengua extranjera en Brasil. In: Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos, Suplemento El hispanismo en Brasil, p. 59-80, 2000.

FABRICIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 45-65.

FREIRE, P. (1968). Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

LAGARES, X. C. Língua, Estado, mercado. In: ______. Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola, 2018. p. 49-119.

LAURIA, D. Avances en el estudio de los instrumentos lingüísticos actuales de la lengua española: los dispositivos normativos híbridos y express. Circula, n. 6, p. 90-113, 2017.

MARTÍNEZ BONAFÉ, J. El libro de texto como estrategia discursiva. In: ______. Políticas del libro de texto escolar. Madrid: Morata, 2002. p.15-34.

PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.

PICANÇO, D. C. L. Perspectivas contemporâneas de pesquisa em linguagem: processos de subjetivação, ideologias e instrumentos linguísticos. In: GONÇALVES, J. C.; CAMARGO GARANHANI, M.; GONÇALVES, M. B. (Org.). Linguagem, corpo e estética na educação. São Paulo: Hucitec, 2020. p. 109-124.

PICANÇO, D. C. L. Diversidade linguística e cultural nos livros didáticos. In: SILVA JUNIOR, A. F. (Org.). Conversas sobre ensino de línguas durante a pandemia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 203-219.

URLA, J. Una crítica generativa de la gubernamentalidad lingüística. Anuario de Glotopolítica, p. 15-51, Oct. 2021.

VEIGA-NETO, A. Foucault & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Coleção Pensadores & Educação).

ZOLIN-VESZ, F. O livro didático de Espanhol para além do paradigma monolíngue. In: BARROS, C. S.; MARINS-COSTA, E. G.; FREITAS, L. M. A. (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. Campinas, SP: Pontes, 2018. p. 241-248.

Téléchargements

Publié-e

2023-04-28

Comment citer

Ferreira, R. I. T., & Matta, A. B. S. da. (2023). Ensino de espanhol sob o viés de língua como recurso econômico: a representação cultural hispânica na coleção Aula Internacional – Nueva Edición. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(1), AG3. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46386

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.