Um modelo teórico/didático do gênero discursivo-textual debate público regrado

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45537

Mots-clés :

Debate público regrado, Modelo teórico/didático de gênero, Gêneros discursivos-textuais

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar um modelo teórico/didático do gênero discursivo-textual debate público regrado, elaborado a partir do aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo. A modelização é um primeiro procedimento a ser realizado para que um gênero que existe na sociedade possa ser transformado em objeto de ensino, visto que o modelo dá a conhecer os elementos que caracterizam um gênero. Assim, o modelo teórico/didático em exposição neste texto apresenta os elementos sociocomunicativos, discursivos, linguístico-discursivos e multissemióticos que constituem um tipo de debate em específico. Nosso interesse é por conhecer o debate público regrado, concebido como ferramenta que auxilia os indivíduos a discutir assuntos controversos de forma regrada.

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Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciênicas e Letras de Cornélio Procópio (1991), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em Estudos da Linguagem - Univesidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente inicial e continuada; ensino dos gêneros discursivos/textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Professora permante do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) UENP e do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) UENP. 

Angelita Fernandes da Silva, Secretaria da Educação do Estado do Paraná

Mestre em Letras. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

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Publié-e

2023-06-13

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Striquer, M. dos S. D., & Silva, A. F. da. (2023). Um modelo teórico/didático do gênero discursivo-textual debate público regrado. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(1), AG6. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45537