Leitura (produtiva) no ensino superior: textos e contextos
Mots-clés :
Sociedade, processo, conscientização, coerência, recepçãoRésumé
Basicamente, este artigo propõe estratégias para o professor desenvolver, em sala de aula, atividades de leitura (mais produtiva e conscientizadora) de textos literários. Essas estratégias consideram o aluno como elemento social inserido em um dado momento histórico que é resultado de experiências culturais anteriores e atuais, condicionadas pelas normas da língua e meios de expressão das linguagens. Nesse sentido, propõe-se uma percepção-coordenação mais apurada do professor quanto a tais atividades de leitura, aliadas a um processo de (re)descobrimento das informações textuais ”“ explícitas e implícitas ”“ e das intenções do um autor de um texto romântico, modernista etc. Propõe, ainda, a título de esquema de ensino-aprendizagem: leitura mais produtiva (texto/linguagens) ↔ processo de conscientização (sociedade) ↔ aluno / leitor (ser social).
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.