O universo teen de Gossip Girl em língua portuguesa: uma proposta de ensino das competências tradutórias para aprendizes

Autores

  • Paula Tavares Pinto UNESP/ IBILCE
  • Talita Serpa Universidade Estadual Paulista
  • Ariane Donizete Delgado Ribeiro Caldas Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1473

Palavras-chave:

Pedagogia da tradução baseada em corpus;, Linguística de Corpus;, Estudos da Tradução Baseados em Corpus;, Expressões Idiomáticas;, Gossip Girls

Resumo

Resumo

Os objetivos de nossa proposta são: 1) elencar expressões idiomáticas formuladas a partir das palavras de maior frequência e chavicidade presentes no corpus composto pela legenda da série televisiva Gossip Girl em inglês; 2) analisar as opções tradutórias adotadas em português para esse conjunto léxico; e 3) converter os dados em uma proposta de atividades para o desenvolvimento das competências tradutórias, nos moldes de Hurtado Albir (2000, 2001, 2005). Para tanto, nos valemos da abordagem proposta por Camargo (2005, 2007), adotando o arcabouço dos Estudos da Tradução Baseados em Corpus (BAKER, 1995, 1996, 2000), da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004) e da Lexicologia (XATARA, 1994, 1998). Procuramos, ainda, associar o ensino de competências tradutórias ao uso de corpora para a formação de tradutores (BERBER SARDINHA, 2010). Os resultados apontaram para o uso de explicitações e de omissões no que tange ao processo tradutório das expressões idiomáticas. No âmbito das práticas em sala de aula, notamos que o uso de jogos abordando as EIs levantadas na pesquisa conduzem a uma interpretação léxico-semântica mais ampla, bem como ao reconhecimento das habilidades necessárias para lidar com a tradução de legendas para um público jovem.

Palavras-chave: Pedagogia da Tradução Baseada em Corpus. Linguística de Corpus. Estudos da Tradução Baseados em Corpus. Expressões Idiomáticas. Gossip Girls.

 

Abstract

The aims of this paper are: 1) to list idioms based on the most frequent words and keywords from a corpus of subtitles of the TV series Gossip Girl in English; 2) to analyze the translations used in Portuguese for this lexical set; and 3) to convert the data into a proposal of actiities for the development of translational competencies based on the studies of Hurtado Albir (2000, 2001, 2005). We also use the Camargo’s approach (2005, 2007), the framework of Corpus-Based Translation Studies (BAKER, 1995, 1996, 2000), Corpus Linguistics (BERBER SARDINHA, 2004) and Lexicology (XATARA, 1994, 1998). Besides that, we associate the teaching of translational competencies to use of corpora for translation training (BERBER SARDINHA, 2010). The results pointed to the use of explicitation and omission in relation to the translation process of idioms. Within the scope of practice in classroom, we observed that the use of games addressing idioms leads to a broader lexical-semantic interpretation and to the recognition of skills required to deal with the translation of subtitles for a young audience.

Keywords: Corpus-Based Translation Pedagogy. Corpus Linguistics. Corpus-Based Translation Studies. Idiomatic Expressions. Gossip Girls.

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Biografia do Autor

Paula Tavares Pinto, UNESP/ IBILCE

Possui graduação em Letras com Habilitação Em Tradutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação em Letras Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro (1998), especialização em Estudos Avançados da Língua Inglesa (2007), mestrado (2006) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Realizou estágio de doutorado no exterior, PDEE-CAPES, na Universidade de Manchester - Inglaterra (2009). Orientadora de bolsistas de Iniciação Científica (bolsas PIBIC), coordena o projeto de English Teaching Assistants (CAPES/Fulbright) e o Centro de Línguas (CEL/PROEX) no IBILCE. É pesquisadora de grupos cadastrados no CNPq e parecerista de revistas especializadas em Linguística. Atualmente é Professora Assistente Doutora vinculada ao Departamento de Letras Modernas do IBILCE, Câmpus de São José do Rio Preto, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, nas linhas de "Estudos da Tradução" e "Pedagogia do Léxico e da Tradução baseada em Corpora". Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Linguística Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Tradução, Linguística de Corpus, Terminologia Bilíngue, Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira.

Talita Serpa, Universidade Estadual Paulista

PROFESSORA DO CURSO DE LETRAS- TRADUTOR E INTERPRETE DA UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

DOUTORANDA EM ESTUDOS DA TRADUÇÃO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Ariane Donizete Delgado Ribeiro Caldas, Universidade Estadual Paulista

MESTRANDA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

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Publicado

2017-03-15

Como Citar

Pinto, P. T., Serpa, T., & Caldas, A. D. D. R. (2017). O universo teen de Gossip Girl em língua portuguesa: uma proposta de ensino das competências tradutórias para aprendizes. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 15(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1473

Edição

Seção

Artigos