Familiaridade do ouvinte e inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês

Autores

  • Neide Cesar Cruz Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.600

Palavras-chave:

Pronúncia;, Inteligibilidade;, Aprendizes Brasileiros de Inglês Língua Estrangeira (ILE)

Resumo

Este estudo focaliza a inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de Inglês Língua Estrangeira para dois grupos de ouvintes: um de falantes nativos da língua inglesa que não tinham familiaridade com o falar em inglês dos brasileiros e outro de falantes nativos do inglês familiarizados com o falar em inglês dos brasileiros. Especificamente, este estudo tencionou responder a duas questões: Quais desvios de pronúncia produzidos por aprendizes brasileiros de inglês afetaram a inteligibilidade da fala desses aprendizes quando apresentada para os dois grupos de ouvintes? e Para qual dos dois grupos de ouvintes a pronúncia dos aprendizes foi mais inteligível? Amostras contendo desvios de pronúncia, produzidos pelos aprendizes brasileiros de inglês, foram selecionadas e apresentadas aos dois grupos de ouvintes. Os resultados para cada grupo de ouvintes foram os seguintes: para o primeiro, desvios de acentuação de palavras, produção inapropriada de consoantes e desvios resultantes da interferência da grafia afetaram mais seriamente a inteligibilidade da fala dos aprendizes brasileiros; e para o segundo, apenas desvios de acentuação de palavras afetaram mais seriamente a inteligibilidade da fala dos aprendizes brasileiros. Portanto, a pronúncia dos aprendizes foi mais inteligível para o grupo familiarizado com o falar em inglês dos brasileiros.

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Biografia do Autor

Neide Cesar Cruz, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

 

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Publicado

2011-04-10

Como Citar

Cruz, N. C. (2011). Familiaridade do ouvinte e inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(1), 88. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.600

Edição

Seção

Artigos