O museu como objeto de pesquisa para o ensino de história: um balanço (1980-2017)

Autori

  • Marcelo Henrique Leite Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v9i17.33752

Parole chiave:

ensino de história, historiografia, museu

Abstract

O presente artigo apresenta um balanço sobre as pesquisas na área de Ensino de História que fazem usos do museu entre os anos de 1980 e 2017. Na primeira sessão, é apresentado um mapeamento dos artigos publicados em revistas científicas e em comunicações apresentadas em eventos de Ensino de História. A segunda sessão é composta por uma discussão sobre as referências metodológicas que orientam as produções historiográficas analisadas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

Referências Bibliográficas

Fontes

Artigos científicos

AL-ALAM, Caiuá Cardoso; ARAUJO, Edson Sousa Lucas de; PEREIRA, Kaiene de Carvalho. Museus e educadores: uma reflexão sobre o uso de museus como ferramenta pedagógica. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, p. 553-568, 2013.

BRAGA, Jezulino Lucio Mendes. Experiências de visitas ao Museu Imperial: relatos de graduandos em História. AEDOS, v. 7, n. 17, p. 431-447, 2015.

BRAGA, Juzelino. O museu em processo: oralidades no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte/MG. História & Ensino, v. 21, n. 2, p. 29-42, 2016.

COMPAGNONI, Alamir. A formação do pensamento histórico de crianças em ambiente de museu. Revista de Educação Histórica, n. 2, p.158-169, dez. 2012 - abr. 2013.

CURY, Cláudia Engler. Educação Patrimonial e as interfaces com o Ensino de História: os museus de rua em São Paulo. História Revista, v. 14, n. 1, p. 51-62, 2009.

DUMBRA, Camila Nataly Pinho; ARRUDA, Eucidio Pimenta. Museus interativos: interfaces entre o virtual e o ensino de história. Revista OPSIS, v. 13, n. 1, p. 120-136, 2013.

HECKO, Leandro. Educação história e museus: um olhar sobre o museu como forma de apresentação do conhecimento histórico. Revista de Educação Histórica, n. 5, p. 153-162, 2014.

HOLLERBACH, Joana D’Arc Germano. O jovem e sua concepção de História: patrimônio, museu e memória como mediadores da construção do conhecimento histórico. Caderno de Pesquisa do CDHIS, n. 40, p.133-142, 2009.

KNACK, Eduardo Roberto Jordão. História, ensino e pesquisa em museus: uma experiência no Museu Histórico Regional (MHR). AEDOS, v. 5, n. 12, p. 78-94, 2013.

LIMA, Tatiana Polliana Pinto de. Museu pedagógico de História e ensino de história: a construção de um museu em sala de aula. Revista Historien, n. 9, p. 130-142, 2013.

NAKOU, Irene. Museus e Educação histórica numa realidade contemporânea em transição. Revista Educar, v. 22, n. especial, p. 261-273, 2006.

PACHECO, Ricardo. O museu na sala de aula: propostas para o planejamento de visitas aos museus. Tempo e Argumento, v. 4, n. 2, p. 63-81, 2012.

RIOS, Kênia. O amor no museu: uma experiência de ensino de História com objetos do amor romântico. História Hoje, v. 3, n. 3, p.139-153, 2014.

ROZA, Luciano Magela. Heterogeneidade temática e usos da memória de uma experiência histórica: uma visita ao Museu Digital da Memória Afro-Brasileira e Africana. Revista História Hoje, v. 3, n. 6, p. 223-238, 2014.

TAUSCHECK, Wagner. Lugares de memória: museologia comunitária e as primeiras aproximações com a educação histórica. Revista de Educação Histórica, n. 4, p.134-145, 2013.

VIEIRA, Otávio Augusto Diniz. O museu e sua função socioeducativa: o caso do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS). Cadernos do Aplicação, v. 22, n. 2, p. 67-95, 2009.

Apresentações em eventos ”“ Encontro Nacionais de Pesquisadores do Ensino de História

APARECIDA, Elizabeth; SEABRA, Duque. Quem gosta de coisa velha é museu, ou os homens estão na moda? Visitas à museus e a formação de professores. In: Edição 8, 2008, São Paulo.

COMPAGNONI, Alamir M; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Da sala de aula ao museu: construindo uma consciência histórica. In: Edição 8, 2008, São Paulo.

MIRANDA, Sonia R.; PELIZZONI, Gisela Marques; SOUZA, Raphaela de; ALVIM, Yara Cristina. Mediadores culturais da aprendizagem temporal: Práticas de memória e compreensões do passado pela criança. Edição 7, 2006, Belo Horizonte.

SILVEIRA, Mariana. Ensino História através do museu: o relato de experiência a partir da leitura histórica de imagens. In: Edição 8, 2008, São Paulo.

Apresentações em eventos ”“ Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

ANDRADE, João C. R.. Os processos de vista construídos pelos professores de história com os alunos da E.J.A ao museu de artes e ofícios: Potencialidades da relação entre ensino de história e memória. In: Edição 7, 2009, Uberlândia.

ARISTIMUNHA, Claudia P; DEBOM, Rosangela G. Uma tentativa de aproximação museu e escola: O museu universitário da UFRGS. In: Edição 4, 2001, Ouro Preto.

BRAGA, Jezulino Lúcio Mendes. Museu é lugar de expor e propor ideias: Os museus e o ensino de história. In: Edição 8, 2012, Campinas.

CASTRO, Lana M.; COSTA, Janice Pereira da. Escola, museu e ensino de história: Perspectiva teórica e metodológica para avaliação desta relação: Um estudo de caso. In: Edição 4, 2001, Ouro Preto.

COSTA, Carina Martins. Comemorar no “ninho de relíquias”: Ações memoriais no Museu Mariano Procópio (1944-1980). In: Edição 8, 2012, Campinas.

CRUZ, Shirleide P. da S. Museu como espaço da educação patrimonial na visão docente. In: Edição 6, 2007, Natal.

DUTRA, Soraia Freitas. Quando um museu se reinventa e reencontraa escola: Ações educativas do museu histórico Abílio Barreto na relação com o público escolar. In: Edição 8, 2012, Campinas.

GONÇALVES, Ana Paula. Ensino de História no Museu de Artes e Ofícios: o museu vai à escola. In: Edição 6, 2007, Natal.

GUILHOTI, Ana Cristina. Pensamos historicamente dentro de um museu de história? In: Edição 2, 1996, São Paulo.

MATOS, Isla Andrade Pereira de. O ensino de história outside: O museu afro-Brasil na discussão da identidade nacional. In: Edição 8, 2012, Campinas.

MATTOS, Yara. O museu da inconfidência como sistema de meios para o ensino de história. In: Edição 4, 2002, Ouro Preto.

MENEZES, Cláudia Menezes; FREIRE, Beatriz Muniz. O museu do índio do Rio de Janeiro e seu programa educativo In: Edição 1, 1988, São Paulo.

PEREIRA, Júnia Sales. Tematizando a história no museu. In: Edição 7, 2009, Uberlândia.

SILVA, Maria Angélica da Costa; SILVA JÚNIRO, Astrogildo Fernandes. O museu como lugar de ensino e aprendizagem em história: Experiência no estágio supervisionado. In: Edição 8, 2012, Campinas.

VASCONCELOS, Camillo. A questão do ensino da pré-história In: Edição 1, 1988, São Paulo.

VASCONCELOS, Camillo; ALMEIDA, Adriana; BOGUS, Ricardo; LEMOS, Carmem S.; MATTOS, Yara; CHAGAS, Mario; CALDEIRA, Ruth B. Relação museu / escola: Realidade e Perspectivas In: Edição 2, 1996, São Paulo.

Referências

ABREU, Refina . M. R. M. .A Metrópole Contemporânea e a Proliferação dos Museus-Espetáculo. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 44, p. 53-73, 2012.

ALMEIDA, Leandro Antonio de. Dossiês sobre Ensino de História em Revistas Acadêmicas. UFRB, 2016. Disponibilidade restrita. Até junho de 2016 disponível em: http://www3.ufrb.edu.br/lehrb/sites-apoio- ao-professor/dossies- academicos

BEZERRA, Rafael Zamorano. Relíquia. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro; Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

BITTENCOURT, Circe. Produção didática de História: trajetórias de pesquisas. Revista de História, n. 164, p. 487-516, 2011.

BRAGA, Jezulino. Professores de história em cenários de experiência. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Legislação sobre museus. 3ª ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2017.

CAIMI, Flávia. Investigando os caminhos recentes da história escolar: tendências e perspectivas de ensino e pesquisa. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca (orgs.). O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.

CAZELLI, S., MARANDINO, M., STUDART, D. Educação e Comunicação em Museus de Ciências: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: GOUVÊA, Guaracira; MARANDINO, Martha; LEAL, Maria Cristina (orgs.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Access, 2003.

COSTA, Aryana Lima; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias. O ensino de história como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Saeculum: Revista de História, n. 16, p. 147-160, 2007.

COSTA, Carina Martins. Uma arca das tradições: educar e comemorar no Museu Mariano Procópio. Tese (Doutorado em História), Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2011.

DUTRA, Soraia Freitas. A educação na fronteira entre museus e escolas: um estudo sobre as visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Ensino de História, Didática de História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005). Educar em Revista, p. 1-21, 2006.

FARIA, Ana C. G. de. & POSSAMAI, Zita R. O campo dos museus no Brasil: indícios das relações institucionais em meados do século XX. Anais do MHN. Rio de Janeiro, vol.50, 2018.

FLORÊNCIO, Sônia Rampim; CLEROT, Pedro; BEZERRA, Juliana Bezerra; RAMASSOTE, Rodrigo. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2014.

FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim. Educação Patrimonial: inventários participativos. Brasília: IPHAN, 2016.

HORTA, Maria de Lourdes Parreira; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico da Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN / Museu Imperial, 1999.

Instituto Brasileiro de Museus. Museus em Números. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011.

KNAUSS, Paulo. A presença de estudantes o encontro de museus e escola no Brasil a partir da década de 50 do século XX. Varia História, v. 27, n. 46, p. 581-597, 2011.

LEITE, Marcelo Henrique. Ensino de História e museu: Os usos docentes do Museu Republicano Convenção de Itu. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. A historicidade do ensino de história: a pesquisa e o fazer do professor. Cadernos de História, v. 15, n. 1, p. 161-171, 2007.

LOPES, Maria Margaret. A favor da desescolarização dos Museus. Educação e Sociedade, n. 40, p. 443-455, 1991.

MACHADO, Ana Maria Alves. Cultura, Ciência e Política: olhares sobre a história da criação dos museus no Brasil. In: VIDAL, Diana; FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves. (orgs.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.

MACHADO, Maria Iloni Seibel. O papel do setor educativo nos museus: análise da literatura (1987-2006) e a experiência do Museu da Vida. UNICAMP: Campinas, 2009 (Tese de Doutorado).

MARANDINO, Martha; MONACO, Luciana (orgs.). Educação em museus: pesquisas e prática. São Paulo: FEUSP, 2013.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, v.2, p. 9-42, 1994.

MENESES, Ulpiano Bezerra. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências & Letras, n. 27, p. 91-101, 2000.

MENESES, Ulpiano Bezerra. O museu e o problema do conhecimento. Anais do IV Seminário sobre Museus-Casa, 2002. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2002.

MONTEIRO, Ana Maria; GABRIEL, Carmen Teresa; ARAUJO, Cinthia Monteiro de; COSTA, Warley da (orgs.). Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2014.

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. A construção de referenciais para o Ensino de História: limites e avanços. História Revista, v. 14, n. 1, p. 193-202, 2009.

PEREIRA, Júnia Sales; SIMAN, Lana Mara de Castro; COSTA, Carina Martins; NASCIMENTO, Silvana Sousa do. Escola e museu: diálogos e práticas. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura / Superintendência de Museus; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Cefor, 2007.

PEREIRA, Júnia Sales; SIMAN, Lana. Andarilhagens em chãos de ladrilhos. In: FONSECA, Selva Guimarães (org.). Ensinar e aprender história: formação, saberes e práticas educativas. Campinas: Alínea editora, 2009.

POULOT, Dominique. Museu e Museologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

POSSAMAI, Zita R. Olhares cruzados: interfaces entre História, Educação e Museologia. Museologia e Interdisciplinaridade. Vol.III, n. 06, 2015.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no Ensino de História. Chapecó: Argos, 2004.

SANTOS, Maria Célia T. M. Museu, escola e comunidade: uma integração necessária. Salvador: Bureau, 1987.

SANTOS, Myriam Sepúlveda dos. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

SEABRA, Elizabeth. Quem gosta de coisa velha é museu, ou os museus estão na moda? Visitas a museus e formação de professores. Trabalho apresentado no 8º ENPEH 2008. São Paulo: USP, 2012.

SILVA, Marco; FONSESA, Selva Guimarães. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus, 2007.

SILVA, Marcos; FONSECA, Selva. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, v. 30, n. 60, p. 13-33, 2010.

SODARO, Amy. Museus memoriais: a emergência de um novo modelo de museu. Tradução de Cristina Meneguello. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 20, n. 44, p.207-231, 2019

SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986.

TAMANINI, E. & STEINBACH, J. Educação e museu: construções e possibilidades interdisciplinares do saber formal escolar e do saber não formal comunitário. In: VASCONCELLOS, C.M.; FUNARI, P.P. & CARVALHO, A. (Orgs.). Museus e identidades na América Latina. São Paulo: Annablume, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2014.

VALENTE, M. E.; CAZELLI, S.; ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde ”“ Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 183-203, 2005.

VASCONCELLOS, C. M. O imaginário sobre o indígena: uma experiência de aprendizagem significativa no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Museologia e Interdisciplinaridade. Vol. IV, nº. 07, 2015

TOLENTINO, A.B. Educação Patrimonial e construção de identidades: diálogos, dilemas e interfaces. Revista CPC-USP, São Paulo, no. 27, especial, 2019.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-08-30 — Aggiornato il 2021-08-30

Versioni

Come citare

Leite, M. H. (2021). O museu como objeto de pesquisa para o ensino de história: um balanço (1980-2017). Storia, Storie, 9(17). https://doi.org/10.26512/rhh.v9i17.33752

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.