O Brigadeiro Eduardo Gomes:
uma análise de suas obras biográficas
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10955Palavras-chave:
Brigadeiro Eduardo Gomes, UDN, Obras biográficasResumo
Este texto tem por objetivo realizar uma análise comparativa das obras biográficas que foram escritas ao longo do tempo sobre o Brigadeiro Eduardo Gomes. Assim, serão analisadas as seguintes biografias: Brigadeiro Eduardo Gomes, publicada em 1945, de Gastão Pereira da Silva; O Brigadeiro da Libertação, a segunda edição do livro de Paulo Pinheiro Chagas, editada em 1946; e O Brigadeiro: Eduardo Gomes, trajetória de um herói (2011), escrita por Cosme Degenar Drumond. A ideia é discutir como o perfil político do Brigadeiro Eduardo Gomes foi retratado pelos referidos autores por ocasião da disputa eleitoral em 1945 em suas obras, na eleição em que o Brigadeiro foi candidato à Presidência da República, pela UDN, e, ao mesmo tempo, averiguar além de proximidades e diferenças, como essas obras apresentam suas abordagens do ponto de vista documental e histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.