Para onde foi a história econômica da Ditadura Militar? -

Uma análise sobre a recente produção acadêmica brasileira

Autores

  • Rafael Leite Ferreira Universidade Federal de Pernambuco/Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10845

Palavras-chave:

Ditadura Militar Brasileira, Historiografia, História Econômica

Resumo

Nos últimos anos, apesar do significativo avanço da produção historiográfica acerca do golpe civil-militar de 1964 e do regime autoritário que se seguiu, as interpretações que privilegiam os aspectos econômicos desses episódios vêm perdendo espaço e adeptos em análises acadêmicas. Acreditamos que esse desinteresse é fruto do movimento antiestruturalista dos anos 1960 e pós-modernista da década de 1990. O presente artigo visa entender as possíveis razões para o pouco interesse da imprensa e dos intelectuais brasileiros pela história econômica. Além disso, pretende discutir a situação atual desse fenômeno e as suas principais implicações no campo do conhecimento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Leite Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco/Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo de Pesquisa “Poder e relações sociais no Norte e Nordeste” (CNPq). Assessor da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC/PE).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Ferreira, R. L. (2015). Para onde foi a história econômica da Ditadura Militar? -: Uma análise sobre a recente produção acadêmica brasileira. História, histórias, 3(5), 201–220. https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10845

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.