Progredir ou perecer

modernidade, aceleração da história e etnocentrismo em Sid Meier’s Civilization

Autori

  • Marco de Almeida Fornaciari PUC - RJ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19309

Parole chiave:

Sid Meier's Civilization, Jogos, Aceleração da história, Modernidade

Abstract

O presente artigo propõe-se a analisar o primeiro jogo da franquia de videogames Sid Meier’s Civilization, concentrando-se em demonstrar a fundamentação de sua representação do tempo histórico em concepções sobre a “aceleração da história” que Reinhart Koselleck considera terem surgido apenas com a modernidade, mas que no jogo são universalizadas. Paralelamente, levanta a questão do etnocentrismo suscitada por tal análise, considerando o quanto a obra se mostra perpassada por perspectivas etnocêntricas sobre a história que alçam a experiência histórica ocidental ao status de única história possível. Além do trabalho com o já citado Koselleck, são utilizadas também perspectivas inspiradas no campo dos game studies, buscando considerar as especificidades da mídia escolhida como objeto de estudo. É particularmente importante a interação com as propostas de Gonzalo Frasca sobre o videogame como simulação e de Ian Bogost acerca da capacidade que a mídia apresenta de construir representações procedurais, subjetivas e politicamente orientadas.

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Pubblicato

2019-04-03

Come citare

Fornaciari, M. de A. (2019). Progredir ou perecer: modernidade, aceleração da história e etnocentrismo em Sid Meier’s Civilization. Storia, Storie, 7(13), 42–55. https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19309

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