Antônio Coelho Rodrigues:

um abolicionista módico

Autores

  • Rodrigo Caetano Silva Universidade Federal do Piauí- UFPI

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10946

Palavras-chave:

Escravidão, Abolição, Antônio Coelho Rodrigues

Resumo

A escravidão negra nas terras brasileiras se constituiu em um processo de longa duração. Ela foi fundamental na expansão da economia e na formação socioeconômica e cultural de nossa nacionalidade. Na segunda metade do século XIX, todavia, surgiu, no Brasil, o movimento abolicionista, que defendia o fim da escravidão nestas terras. A libertação dos escravos ocorreu devido a uma série de fatores, dentre eles o abolicionismo. Todavia, este artigo tem por objetivo analisar o pensamento de Antônio Coelho Rodrigues frente ao processo de abolição da escravidão durante a segunda metade do século XIX. Para isso, utilizaremos como fonte principal o livro Manual do súbdito fiel, ou cartas de um lavrados a sua majestade o Imperador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Caetano Silva, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Mestrando em História no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí-UFPI, membro do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Memória do Piauí ”“ NUPEM, da Universidade Federal do Piauí- UFPI e do Núcleo de Estudo e Pesquisa do CNPq “História do Piauí Oitocentista”. É secretário executivo da Revista Contraponto e tutor do curso de especialização em História Social da Cultura do pólo de  Uruçuí.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

Silva, R. C. (2017). Antônio Coelho Rodrigues:: um abolicionista módico. História, histórias, 4(8), 75–92. https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10946

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.