Simulação do tempo histórico em jogos eletrônicos

a estrutura procedimental da História universal em Sid Meier's Civilization

Auteurs-es

  • Alex Alvarez Silva

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19297

Mots-clés :

Sid Meier’s Civilization, Cultura Histórica, Consciência Histórica, Jogos Eletrônicos

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de alguns elementos centrais na série de jogos digitais Sid Meier’s Civilization (1991-2018), ressaltando suas implicações para as representações ficcionais que configuram o tempo histórico. Considerando a retórica procedimental que caracteriza a narrativa dos jogos digitais, oferecemos uma crítica geral sobre as pressuposições que a estruturação mecânica do tempo ficcional e a dinâmica competitiva de Sid Meier’s Civilization apontam para a constituição de sentidos do tempo histórico ”“ conjugando as categorias de análise de Adam Chapman com as categorias conceituais de Jörn Rüsen acerca das operações cognitivas da consciência histórica. Destacamos, ao final, algumas possibilidades de investigação sobre a cultura histórica contemporânea a partir da relação entre os history games e a produção de seus/suas jogadores/as.

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Publié-e

2019-04-10

Comment citer

Silva, A. A. (2019). Simulação do tempo histórico em jogos eletrônicos: a estrutura procedimental da História universal em Sid Meier’s Civilization. Histoire, Histoires, 7(13), 6–23. https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19297

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