A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:

ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL

Authors

  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10730

Keywords:

Formação profissional em História, Licenciatura, Ensino universitário de História

Abstract

Este texto trata dos antecedentes, evolução, panorama atual e características das escolas de formação de professores de História no Brasil. Com caráter ensaístico, apoia-se na legislação vigente e na revisão da bibliografia e de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Buscam-se as mudanças e permanências na educação superior em História e nas licenciaturas em geral, que contribuem para explicar os dados apresentados. Destacam-se as resistências e pressões referentes ao modelo alternativo, no qual docência e ciência se integram numa formação unificada, que previne a dissociação entre teoria e prática. O argumento central é que o modelo inaugural da formação de professores, chamado de “3+1”, ainda marca a mentalidade de parte significativa de historiadores e pedagogos responsáveis pela formação dos novos profissionais, bem como as estruturas acadêmicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação da UEPG.

Published

2014-03-06

How to Cite

Cerri, L. F. (2014). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO BRASIL:: ANTECEDENTES E PANORAMA ATUAL. History, Histories, 1(2), 167–186. https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10730

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.