Representação dos negros nos livros didáticos de História do Espírito Santo (1964-1997)

Autores

  • Leonardo Nascimento Bourguignon Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10985

Palavras-chave:

Negros, Representações, Livros didáticos, História regional, Espírito Santo

Resumo

Neste artigo analisaremos o papel do livro didático enquanto instrumento de propagação e consolidação de representações, mais especificamente das representações acerca do negro nos livros de história regional. Com esse propósito, após apresentarmos a permanência de uma tendência preconceituosa e estereotipada nos livros didáticos brasileiros nos séculos XIX e XX, optamos por verificar se essas mesmas tendências foram reiteradas nos livros escolares de história do Espírito Santo publicados no período de 1964 até 1997. Com o desenvolvimento da pesquisa, constatamos que, apesar da permanência de uma escrita eurocêntrica, os livros produzidos por autores capixabas apresentaram, em diversos momentos, o negro como agente ativo na história local, mesmo antes da existência de uma legislação que assim os exigisse, e a frente inclusive de uma tendência nacional.

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Biografia do Autor

Leonardo Nascimento Bourguignon, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Gestor escolar, professor da Educação Básica, Doutorando em História UFES

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Bourguignon, L. N. (2017). Representação dos negros nos livros didáticos de História do Espírito Santo (1964-1997). História, histórias, 5(9), 86–103. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10985