Um jesuíta alemão no Brasil meridional conta a história dos Mucker:

o cenário e sua protagonista através da narrativa de Ambrósio Schupp

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v2i4.10810

Palavras-chave:

Ambrósio Schupp, Mucker, Representação, Memória

Resumo

O estudo analisa a obra Os Muckers, produzida pelo jesuíta alemão Ambrósio Schupp, que chegou no Brasil em 1874, quando o conflito Mucker (1868-1874) chegava ao fim. Investigamos parte das representações construídas pelo jesuíta sobre os Mucker e procuramos entender como essas serviram de base para a produção de uma memória que, durante muitas décadas, procurou evidenciar uma única imagem sobre o Ferrabraz ”“ lugar onde o conflito ocorreu ”“ e também sobre Jacobina, a mulher que liderou os Mucker. Discutimos como esses discursos ”“ fundamentados em uma determinada concepção de ciência e de narrativa histórica ”“ acabaram sendo responsáveis, em grande parte, pela difusão de representações que se solidificaram nas décadas seguintes e imprimiram uma noção “de verdade” sobre o episódio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Daniel Luciano Gevehr é doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Downloads

Publicado

2015-02-24

Como Citar

Gevehr, D. L. (2015). Um jesuíta alemão no Brasil meridional conta a história dos Mucker:: o cenário e sua protagonista através da narrativa de Ambrósio Schupp. História, histórias, 2(4), 77–101. https://doi.org/10.26512/hh.v2i4.10810