Reflexões sobre as relações entre a história do serviço doméstico e os estudos da pós-emancipação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10949Palavras-chave:
Serviço doméstico, História e Historiografia, Escravidão e Pós-emancipaçãoResumo
Este texto apresenta algumas reflexões acerca da história do serviço doméstico em suas relações com a história da escravidão e da pós-emancipação no Brasil, visando problematizar interpretações que costumam associar a história do trabalho doméstico remunerado a uma “herança escravista”. Para isso, o texto apresenta duas partes. A primeira busca analisar alguns estudos clássicos das relações raciais, bem como algumas pesquisas históricas recentes voltadas para a pós-emancipação no Brasil, tendo em vista a presença do tema do serviço doméstico e a forma como ele foi analisado. No segundo momento, o texto volta-se para algumas questões importantes de ser consideradas no estudo da história do serviço doméstico para além da história da escravidão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.