Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v13i2.60395

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Editorial. RFMC.

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos este Dossiê, cujo destaque reside nas contribuições de autores dedicados a uma análise crítica das possibilidades e dos limites da Inteligência Artificial. Os textos aqui reunidos têm sua gênese no projeto de pesquisa “IA: Desafios Filosóficos”, financiado pela Capes, que mobilizou um grupo de filósofos a se voltar para este fenômeno concreto – uma realidade que, ao revolucionar nosso cotidiano, convoca a reflexão acadêmica de maneira premente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Fernandes, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1991), mestrado e doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Antonianum de Roma (2000 e 2003). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Heidegger, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, existência, liberdade e facticidade. Além disso, dedica-se a estudos do pensamento medieval, sobretudo o franciscano, bem como a investigações em filosofia da religião e filosofia da educação. Dentre outras publicações, é autor do livro ?À Clareira do Ser: Da Fenomenologia da Intencionalidade à Abertura da Existência? (Daimon Editora, Teresópolis-RJ, 2011), sobre Heidegger. Participou em várias publicações em conjunto com outros autores, destacando-se, nos últimos anos as seguintes contribuições: ?A via sagarana da linguagem, a viagem poética e a paisagem do ser?, em ?Ser & Linguagem: entre o alvorecer antigo e o crepúsculo moderno - volume 4. Editora Fi, 2022?; ?Da verdade do ser à essência do sagrado e à experiência da fé cristã: um percurso fenomenológico, em ?Fenomenologia e experiência religiosa. Curitiba: Ed. Juruá, 2020? e ?Paideia filosófica, formação intelectual e verdade: em questão a educação contemporânea realizada na ótica da ciência e da técnica?, ?O pensar filosófico, a cultura e a formação humana?, Mercado das Letras, 2020.

Maria Cecília Pedreira Almeida, Universidade de Brasília

É professora de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB. Possui doutorado (2012) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Paris 1 - Panthéon-Sorbonne (França), além de mestrado em Filosofia (2006), graduação em Filosofia (2002) e graduação em Direito (1998). Foi advogada em São Paulo e atuou na área cível especialmente em direito de família. Há alguns anos voltou-se definitivamente para o campo acadêmico, assumindo diversas funções em equipes de pesquisa. É coordenadora do Grupo de Trabalho Filosofia e Direito da Anpof, líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política da UnB, credenciado junto ao CNPq, e ainda parte do GT "Estado Laico" da SBPC. No momento, interessa-se por temas na interface entre o direito e a filosofia, investigando na filosofia política e na história do pensamento jurídico o surgimento das noções de tolerância e direitos humanos na modernidade, suas justificações, bem como certos impasses apresentados por esses conceitos na vida e na filosofia contemporânea.

Jade Oliveira Chaia, Universidade de Brasília

Doutoranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília (2022/). Mestra em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidades pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (2020/2022). Graduada no curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021/2023). Graduada no curso de Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016/2021 - período de interrupção 2019/2020). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014). 

Downloads

Publicado

21-10-2025

Como Citar

FERNANDES, Marcos Aurélio; PEDREIRA ALMEIDA, Maria Cecília; OLIVEIRA CHAIA, Jade. Apresentação. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 11–18, 2025. DOI: 10.26512/rfmc.v13i2.60395. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/60395. Acesso em: 17 jan. 2026.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.